Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, José Leonardo Diniz de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Carla Michelle da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Rose Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Júnior Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Antônio Veimar da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-19T15:06:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-19T15:06:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | A Tecnologia no Ensino | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001016 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Vivemos em uma era marcada pela transformação digital em todos os aspectos da sociedade, e a educação não escapa a esse processo. As tecnologias digitais, outrora vistas como ferramentas acessórias, tornaram-se parte essencial da mediação do conhecimento, da gestão escolar e do processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, o e-book “A tecnologia no ensino: estratégias para o sucesso educacional” surge como contribuição significativa para educadores, pesquisadores e estudantes que buscam compreender e aplicar estratégias pedagógicas inovadoras com o apoio das tecnologias. A proposta desta obra é ampliar o olhar sobre o potencial das ferramentas digitais no contexto educacional, abordando suas interfaces com diferentes componentes curriculares e práticas pedagógicas inclusivas. Ao longo dos capítulos, exploram-se plataformas, metodologias, recursos e experiências que apontam para um ensino mais dinâmico, engajado e sensível à diversidade dos sujeitos e das realidades escolares. Este e-book foi organizado com base em uma perspectiva interdisciplinar e colaborativa, respeitando as especificidades de cada área do conhecimento. A obra transita por campos como a Filosofia, Matemática, Biologia, Física, Português, Inglês, Espanhol e Sociologia, apresentando estratégias pedagógicas que dialogam com as competências da BNCC e com os desafios do ensino no século XXI. Um dos grandes diferenciais da obra está na ênfase ao ensino inclusivo, especialmente para estudantes com transtornos psicológicos, neurológicos e de aprendizagem. Tecnologias assistivas, jogos digitais e metodologias ativas são apresentados como ferramentas não apenas de acesso, mas de pertencimento e valorização das potencialidades de cada estudante, reforçando o compromisso com uma educação equitativa e humanizada. Além disso, os capítulos evidenciam a importância da formação docente continuada, refletindo sobre o papel do professor como mediador, inovador e sujeito ativo no processo de ensino com tecnologias. A valorização da escuta, da experimentação e da autonomia profissional perpassa toda a obra, apontando caminhos possíveis para uma prática pedagógica mais crítica, criativa e conectada com a realidade dos alunos. Outro ponto forte da obra é a valorização dos recursos digitais como instrumentos de autoria e expressão, e não apenas como repositórios de conteúdo. Jogos, vídeos, podcasts, plataformas colaborativas e redes sociais são discutidos como ambientes de aprendizagem, onde os estudantes podem investigar, produzir, argumentar e compartilhar conhecimentos, desenvolvendo habilidades essenciais para o presente e o futuro. Cada capítulo foi cuidadosamente escrito com base em referências atualizadas e relevantes, oferecendo ao leitor um panorama consistente sobre o uso pedagógico das tecnologias. As reflexões propostas estão ancoradas em experiências práticas, relatos de professores e estudos acadêmicos que fortalecem a articulação entre teoria e prática, o que confere à obra um caráter aplicado e inspirador. Ao reunir diferentes olhares, áreas e experiências, este e-book não se pretende como um manual fechado, mas como um convite ao diálogo e à reinvenção constante das práticas pedagógicas. Em tempos de mudanças rápidas e incertezas, pensar a educação de forma integrada às tecnologias é mais do que uma necessidade, é um compromisso ético com a formação de sujeitos autônomos, críticos e sensíveis à complexidade do mundo. Esperamos que este material contribua para a construção de ambientes escolares mais democráticos, inclusivos e potentes, onde o conhecimento seja vivenciado com sentido, criatividade e responsabilidade. Que cada capítulo inspire novas ideias, provoque reflexões e desperte nos leitores o desejo de experimentar e transformar o cotidiano da sala de aula com intencionalidade e afeto. Desejamos, assim, que esta leitura não apenas informe, mas também inspire. Que ela possa ecoar nas práticas pedagógicas, nas reuniões de planejamento, nos projetos interdisciplinares e nas formações docentes, como um instrumento de partilha, aprendizagem e transformação educativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2758 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação, pesquisa e tópicos relacionados | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias na educação | pt_BR |
Título: dc.title | A Tecnologia no Ensino: Estratégias para o Sucesso Educacional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
A Tecnologia no Ensino.pdf | 2,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001016/2/A Tecnologia no Ensino.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons