FORMANDO PROFESSORES COM ABORDAGENS ATIVAS E TECNOLÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorScolaro, Joelma Kominkiewicz-
Autor(es): dc.contributor.authorTonezer da Silva, Juliano-
Autor(es): dc.contributor.authorSpanhol Bordignon, Luciane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-18T18:26:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-18T18:26:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-02-
identificador: dc.identifier.otherformando_professores_com_abordagens_ativas_tecnologias_compressedpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001009-
Resumo: dc.description.abstractOs avanços tecnológicos estão cada vez mais integrados à sociedade e ao ambiente escolar, exigindo que os professores repensem suas práticas pedagógicas e metodologias de trabalho. Nesse sentido, o presente trabalho constitui um Produto Educacional no formato de uma Sequência Didática, com materiais de apoio para a formação de professores pedagogos em serviço que buscam estratégias inovadoras para abordar conteúdos e desenvolver competências associadas ao ensino de matemática nos anos iniciais. Isso em um contexto educacional que ainda se concentra fortemente na transmissão de informações, que poderiam ser facilitadas pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Esta sequencia didática foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF) e está vinculada à tese de doutorado intitulada “Formação Continuada em Serviço: A Prática do Pedagogo no Ensino da Matemática nos Anos Iniciais ancorado nas Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos”, de autoria de Joelma Kominkiewicz Scolaro, sob orientação dos professores Dr. Juliano Tonezer da Silva e Dra Luciane Spanhol Bordignon. A proposta originou-se a partir da experiência como docente no Curso de Pedagogia, quando surgiu a oportunidade de trabalhar com metodologias ativas e o uso de recursos tecnológicos, alinhados ao Ensino da Matemática para os Anos Iniciais. Sua aplicação ocorreu na cidade de Campos Novos - SC, com apoio da Coordenadoria Regional de Educação abrangente nesse município, e a participação de professores pedagogos da Rede Estadual de Ensino que atuam como Titulares nos Anos Iniciais. O desenvolvimento foi através do Método de Ensino Híbrido com momentos de aprendizagem presencial e virtual, tendo por base os pressupostos da Sala de Aula Invertida e seus três momentos: pré-formação, durante a formação e pós-formação. A Sequência Didática composta por oito encontros híbridos com duração aproximada de cinco horas cada um. Em síntese, o material apresenta uma discussão teórica sobre os pressupostos que embasam a estruturação das metodologias ativas adotadas, bem como as especificidades da abordagem metodológica da Sala de Aula Invertida e da Rotação por Estações. Durante o processo formativo, os professores pedagogos também tiveram a oportunidade de revisar conteúdos matemáticos conforme as unidades temáticas da BNCC, números e geometria, relacionadas às habilidades que contribuem para o planejamento docente. As atividades foram elaboradas para favorecer o desenvolvimento e o aprimoramento da prática pedagógica e estão associadas ao desenvolvimento profissional, à investigação tecnológica, à participação e cooperação, ao pensamento criativo, aos métodos inovadores e à comunicação. Essas atividades foram organizadas como parte da Formação Continuada em Serviço para professores pedagogos, que ocorreu no segundo semestre de 2024, envolvendo a participação de 10 a 20 professores que atuam nos Anos Iniciais. A implementação dessas ações buscou enriquecer a prática docente com abordagens contemporâneas e tecnológicas, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico. Por fim, para obter informações adicionais sobre a experiência e os resultados dessa iniciativa, é possível acessar a Tese a qual este Produto Educacional está vinculado. Ambos materiais são de livre acesso e estão disponíveis no portal do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (https://www.upf.br/ppgecm). O Produto Educacional em tela também pode ser acessado por meio do portal da CAPES, o EduCapes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,5 MiBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitais (TDICs)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática do Pedagogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Título: dc.titleFORMANDO PROFESSORES COM ABORDAGENS ATIVAS E TECNOLÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons