QUESTIONÁRIO MOTIVOS DE ALUNOS PARA INGRESSO E PERMANÊNCIA EM PROJETOS DE INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DOS ESPORTES, DAS LUTAS E DA DANÇA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorEvangelista Junior, Ney-
Autor(es): dc.contributor.authorVianna, José Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-18T02:10:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-18T02:10:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-
identificador: dc.identifier.otherProduto Neypt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001003-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional desenvolvido na dissertação é o questionário MAFE/PIS (Motivos para Praticar Atividades Físicas e Esportivas em Projetos de Inclusão Social). Seu objetivo é identificar os motivos que levam crianças e adolescentes a ingressarem e permanecerem em projetos de inclusão social (PIS) realizados por meio dos esportes, das lutas e da dança. A ferramenta visa subsidiar gestores, educadores e formuladores de políticas públicas na construção de estratégias pedagógicas e sociais mais eficazes, alinhadas às necessidades e expectativas do público atendido. O questionário foi elaborado com base em referencial teórico robusto e seguiu etapas rigorosas de validação de conteúdo, conforme a metodologia de Coluci et al. (2015). A construção incluiu definição de construtos, elaboração de itens, avaliação por um comitê de especialistas (juízes) e realização de pré-teste com alunos de PIS situados em favelas do Rio de Janeiro. O instrumento mostrou indícios iniciais de validade de conteúdo e poderá, futuramente, ser ampliado com estudos sobre validade de constructo e confiabilidade. O MAFE/PIS é uma ferramenta pioneira com foco em populações vulneráveis, e apresenta potencial para contribuir significativamente com a compreensão das motivações de participação em projetos sociais, fortalecendo a permanência dos alunos e, consequentemente, o impacto das iniciativas de inclusão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent263 kpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectINCLUSÃO SOCIALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectESPORTESpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOSpt_BR
Título: dc.titleQUESTIONÁRIO MOTIVOS DE ALUNOS PARA INGRESSO E PERMANÊNCIA EM PROJETOS DE INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DOS ESPORTES, DAS LUTAS E DA DANÇApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação de Ensino em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa de Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons