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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, NILJANE ALVES DOS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-17T20:12:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-17T20:12:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001001 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este estudo é um extrato do projeto de mestrado, cujo objetivo foi investigar a prática de ensino dos instrutores do Ensino Profissional Marítimo autorizados pela Diretoria de Portos e Costas, para atuarem nos cursos de formação de aquaviários na jurisdição Bahia e suas atuações em sala de aula. Proposta a partir de uma oficina prática, é desenvolvida na Treinamar Ensino Profissional Marítimo – instituição credenciada em Salvador. Foi possível analisar as contribuições da formação dos instrutores dos cursos de formação do Ensino Profissional Marítimo, a partir das estratégias de ensino para uma aprendizagem significativa, o que vai proporcionar, a partir daí, uma educação de qualidade, com profissionais mais preparados e qualificados, promovendo a melhoria, além de estimular a prática de ações educativas que visem favorecer a aprendizagem, apesar de os mesmos não possuírem formação acadêmica na área de ensino. Partindo desse estudo, foi proposta, como produto educacional, uma oficina prática em estratégias de ensino, de maneira a colaborar com a prática educativa e a capacitação e formação dos instrutores do Ensino Profissional Marítimo, avaliando a aplicabilidade da oficina prática, com base nos resultados obtidos. Assim, a proposta metodológica escolhida é a pesquisa qualitativa, descritiva e de natureza exploratória, que se define a partir da abordagem do problema formulado, visando à checagem das causas atribuídas a ele. Para a coleta de dados, serão utilizados os métodos de entrevistas semiestruturadas e de observação. Os dados coletados serão devidamente transcritos para exame. Este será realizado por meio da análise do discurso, que pretende avaliar as ações dos participantes com a finalidade de compreender e contribuir para a atuação de profissionais mais preparados e capacitados dentro das salas de aula, proporcionando uma educação de qualidade para os alunos e, consequentemente, a comunidade marítima. Isso promoverá a melhoria, além de estimular a prática de ações educativas que objetivem favorecer a aprendizagem. E, por fim, utilizar o resultado desse estudo para elaborar um plano de formação de instrutores, em que o público-alvo será os Instrutores do Ensino Profissional Marítimo cadastrados na Diretoria de Portos e Costas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.6MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | educação profissional e tecnológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas educatitvas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Profissional Marítimo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de instrutores | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de ensino-aprendizagem | pt_BR |
| Título: dc.title | ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS INSTRUTORES DO ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Niljane.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1001001/2/Dissertação Niljane.pdfDownload |
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