ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS INSTRUTORES DO ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, NILJANE ALVES DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-17T20:12:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-17T20:12:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-17-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001001-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo é um extrato do projeto de mestrado, cujo objetivo foi investigar a prática de ensino dos instrutores do Ensino Profissional Marítimo autorizados pela Diretoria de Portos e Costas, para atuarem nos cursos de formação de aquaviários na jurisdição Bahia e suas atuações em sala de aula. Proposta a partir de uma oficina prática, é desenvolvida na Treinamar Ensino Profissional Marítimo – instituição credenciada em Salvador. Foi possível analisar as contribuições da formação dos instrutores dos cursos de formação do Ensino Profissional Marítimo, a partir das estratégias de ensino para uma aprendizagem significativa, o que vai proporcionar, a partir daí, uma educação de qualidade, com profissionais mais preparados e qualificados, promovendo a melhoria, além de estimular a prática de ações educativas que visem favorecer a aprendizagem, apesar de os mesmos não possuírem formação acadêmica na área de ensino. Partindo desse estudo, foi proposta, como produto educacional, uma oficina prática em estratégias de ensino, de maneira a colaborar com a prática educativa e a capacitação e formação dos instrutores do Ensino Profissional Marítimo, avaliando a aplicabilidade da oficina prática, com base nos resultados obtidos. Assim, a proposta metodológica escolhida é a pesquisa qualitativa, descritiva e de natureza exploratória, que se define a partir da abordagem do problema formulado, visando à checagem das causas atribuídas a ele. Para a coleta de dados, serão utilizados os métodos de entrevistas semiestruturadas e de observação. Os dados coletados serão devidamente transcritos para exame. Este será realizado por meio da análise do discurso, que pretende avaliar as ações dos participantes com a finalidade de compreender e contribuir para a atuação de profissionais mais preparados e capacitados dentro das salas de aula, proporcionando uma educação de qualidade para os alunos e, consequentemente, a comunidade marítima. Isso promoverá a melhoria, além de estimular a prática de ações educativas que objetivem favorecer a aprendizagem. E, por fim, utilizar o resultado desse estudo para elaborar um plano de formação de instrutores, em que o público-alvo será os Instrutores do Ensino Profissional Marítimo cadastrados na Diretoria de Portos e Costas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.6MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjecteducação profissional e tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas educatitvaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Profissional Marítimopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de instrutorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de ensino-aprendizagempt_BR
Título: dc.titleESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS INSTRUTORES DO ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons