Gestão Escolar e Crise na Educação: Contribuições sobre a Ótica de Hannah Arendt

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRevista Interdisciplinar Peripatéticos (RIP)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Josuel de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-17T19:41:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-17T19:41:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-11-
identificador: dc.identifier.otherperipateticos-01-05-e202409pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000998-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho propõe-se uma análise do tema “gestão escolar e crise na educação” sobre as contribuições na ótica de Hannah Arendt. Nesse caminho, o ambiente escolar é almejado como um ambiente cheio de transformações, com responsabilidade social, pois os adolescentes e os jovens de hoje serão os adultos do amanhã. Assim, a pesquisa teve como objetivo analisar a gestão escolar e a crise na educação no que tange à mediação de conflitos, com as contribuições sobre a ótica de Hannah Arendt. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver uma metodologia bibliográfica analítica e documental, onde utilizamos os textos básicos que trataram do tema exposto nesse texto. Nesse caminho, os métodos utilizados são os da pesquisa qualitativa e quantitativa. Os dados coletados foram feitos por artigos, livros e revistas de autores e professores renomados como Almeida (2011), Arendt (2022), Bourdieu (2012) e demais autores. Os dados quantitativos (tabelas, gráficos e porcentagem) foram encontrados em documentos da própria instituição pesquisada. Enfim, os resultados dessa pesquisa foram encontrados após a realização das análises dos dados que foram confirmados ao final deste trabalho de investigação nessa instituição de ensino, que demonstrou a importância da mediação dos conflitos, seja eficiente no combate aos conflitos escolares. Concluímos este artigo com a certeza de que o trabalho desenvolvido entre a escola, a comunidade e a família desses alunos dá certo, devido aos números de estudantes que apresentam comportamento antissocial que caíram consideravelmente dentro do espaço escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent633kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHannah Arendt.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão Escolar.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCrise na Educação.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectContribuições.pt_BR
Título: dc.titleGestão Escolar e Crise na Educação: Contribuições sobre a Ótica de Hannah Arendtpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educaçãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGestão Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Textos