
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Revista Interdisciplinar Peripatéticos (RIP) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Josuel de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-17T19:41:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-17T19:41:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
| identificador: dc.identifier.other | peripateticos-01-05-e202409 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000998 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho propõe-se uma análise do tema “gestão escolar e crise na educação” sobre as contribuições na ótica de Hannah Arendt. Nesse caminho, o ambiente escolar é almejado como um ambiente cheio de transformações, com responsabilidade social, pois os adolescentes e os jovens de hoje serão os adultos do amanhã. Assim, a pesquisa teve como objetivo analisar a gestão escolar e a crise na educação no que tange à mediação de conflitos, com as contribuições sobre a ótica de Hannah Arendt. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver uma metodologia bibliográfica analítica e documental, onde utilizamos os textos básicos que trataram do tema exposto nesse texto. Nesse caminho, os métodos utilizados são os da pesquisa qualitativa e quantitativa. Os dados coletados foram feitos por artigos, livros e revistas de autores e professores renomados como Almeida (2011), Arendt (2022), Bourdieu (2012) e demais autores. Os dados quantitativos (tabelas, gráficos e porcentagem) foram encontrados em documentos da própria instituição pesquisada. Enfim, os resultados dessa pesquisa foram encontrados após a realização das análises dos dados que foram confirmados ao final deste trabalho de investigação nessa instituição de ensino, que demonstrou a importância da mediação dos conflitos, seja eficiente no combate aos conflitos escolares. Concluímos este artigo com a certeza de que o trabalho desenvolvido entre a escola, a comunidade e a família desses alunos dá certo, devido aos números de estudantes que apresentam comportamento antissocial que caíram consideravelmente dentro do espaço escolar. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 633kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Hannah Arendt. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão Escolar. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Crise na Educação. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Contribuições. | pt_BR |
| Título: dc.title | Gestão Escolar e Crise na Educação: Contribuições sobre a Ótica de Hannah Arendt | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Gestão Escolar | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| peripateticos-01-05-e202409.pdf | 633,54 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000998/1/peripateticos-01-05-e202409.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: