Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Boito, Paula | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tonezer da Silva, Juliano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-16T20:03:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-16T20:03:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | praticas_educacao_financeira_ABProj_compressed | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000989 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional, disponibilizado na forma de e-book, tem por objetivo subsidiar as práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino médio, para abordar os temas relacionados à educação financeira. Ele é voltado para docentes da primeira série do ensino médio regular, mas pode ser adaptado a outras etapas de ensino, conforme a realidade dos estudantes. Este integra a tese de doutoramento intitulada Educação financeira crítica: uma abordagem associada à aprendizagem baseada em projetos, de autoria de Paula Boito, sob orientação do professor Dr. Juliano Tonezer da Silva. Foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF). A proposta do PE foi planejada para ocorrer em 24 períodos de aula, com duração de 50 minutos cada. O projeto consiste em uma sequência de atividades com o intuito de abordar tópicos de educação financeira em uma perspectiva crítica no ensino médio. A tese que deu origem a este produto está estruturada sob a ótica da metodologia ativa de Aprendizagem baseada em Projetos (ABProj). A fundamentação teórica segue o proposto por Ole Skovsmose (2007) quanto à educação matemática crítica, Polya (1978), sobre a resolução de problemas em matemática e fundamentada nas ideias de Paulo Freire, principalmente em suas considerações sobre o diálogo. Acrescenta-se aos referenciais mencionados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio. A implementação do projeto que valida este PE ocorreu em uma escola no município de Passo Fundo/RS. O relato da aplicação, resultados e análise da sequência de atividades integram o texto da tese anteriormente mencionada. Este e-book pode ser utilizado de forma livre por professores de matemática e todos aqueles que tiverem interesse, desde que com a devida citação da fonte. Por fim, destaca-se que este material encontra-se disponível, de forma gratuita, na página oficial do PPGECM/UPF (https://www.upf.br/ppgecm) e no Portal Educapes (https://educapes.capes.gov.br/). | - |
Tamanho: dc.format.extent | 8,7 MiB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de Problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paulo Freire | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | - |
Título: dc.title | PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA NO ENSINO MÉDIO COM BASE NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
praticas_educacao_financeira_ABProj_compressed.pdf | 9,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000989/4/praticas_educacao_financeira_ABProj_compressed.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons