PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA NO ENSINO MÉDIO COM BASE NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundo-
Autor(es): dc.contributor.authorBoito, Paula-
Autor(es): dc.contributor.authorTonezer da Silva, Juliano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-16T20:03:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-16T20:03:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-01-
identificador: dc.identifier.otherpraticas_educacao_financeira_ABProj_compressed-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000989-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, disponibilizado na forma de e-book, tem por objetivo subsidiar as práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino médio, para abordar os temas relacionados à educação financeira. Ele é voltado para docentes da primeira série do ensino médio regular, mas pode ser adaptado a outras etapas de ensino, conforme a realidade dos estudantes. Este integra a tese de doutoramento intitulada Educação financeira crítica: uma abordagem associada à aprendizagem baseada em projetos, de autoria de Paula Boito, sob orientação do professor Dr. Juliano Tonezer da Silva. Foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF). A proposta do PE foi planejada para ocorrer em 24 períodos de aula, com duração de 50 minutos cada. O projeto consiste em uma sequência de atividades com o intuito de abordar tópicos de educação financeira em uma perspectiva crítica no ensino médio. A tese que deu origem a este produto está estruturada sob a ótica da metodologia ativa de Aprendizagem baseada em Projetos (ABProj). A fundamentação teórica segue o proposto por Ole Skovsmose (2007) quanto à educação matemática crítica, Polya (1978), sobre a resolução de problemas em matemática e fundamentada nas ideias de Paulo Freire, principalmente em suas considerações sobre o diálogo. Acrescenta-se aos referenciais mencionados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio. A implementação do projeto que valida este PE ocorreu em uma escola no município de Passo Fundo/RS. O relato da aplicação, resultados e análise da sequência de atividades integram o texto da tese anteriormente mencionada. Este e-book pode ser utilizado de forma livre por professores de matemática e todos aqueles que tiverem interesse, desde que com a devida citação da fonte. Por fim, destaca-se que este material encontra-se disponível, de forma gratuita, na página oficial do PPGECM/UPF (https://www.upf.br/ppgecm) e no Portal Educapes (https://educapes.capes.gov.br/).-
Tamanho: dc.format.extent8,7 MiB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectResolução de Problemas-
Palavras-chave: dc.subjectPaulo Freire-
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática-
Título: dc.titlePRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA NO ENSINO MÉDIO COM BASE NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemática-
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