Análise crítica de filmes: uma possibilidade de interação entre a cultura científica e de entretenimento no ensino de Ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFMTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJheimes Marques Gomes, Jean Reinildes Pinheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-15T19:02:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-15T19:02:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-08-
identificador: dc.identifier.otherAnálise Crítica de Filmespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000967-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia pretende, nessa era de hiperespecialização, a busca por construir pontes entre as culturas continua. Em grande medida, ele mantém a estrutura comum de gêneros acadêmico-científicos, principalmente por ser destinado a educadores. É a forma que encontramos para que a ponte sempre esteja baixa entre teorias e conceitos sólidos das duas culturas, garantindo, assim, que possam interagir no mesmo nível. Embora escrito na estrutura dos gêneros acadêmico-científicos, ele tem a pretensão de alcançar um público de educadores mais amplo, se não o ‘‘popular’’, então o educador instruído em geral. Isso porque, queremos manter elementos próprios da cultura científica dentro da comunidade de sala de aula. No entanto, o projeto visual desenvolvido a partir do trabalho da designer norte-americana Paula Scher (1948 –) foge às convenções do gênero. Nossa escolha está baseada no pressuposto de que ele serve da melhor maneira possível à expressão das nossas palavras. Este guia, pensado como uma introdução, não deixa de ser, por evidentes razões materiais e temporais, fortemente seletivo. Foi necessário escolher o mais significativo e evitar o caráter arbitrário da subjetividade; portanto, fixamos critérios de seleção. O primeiro consiste em abordar outras maneiras de transmitir ideias nos filmes, uma vez que diversos trabalhos já tratam do diálogo e da atuação, que é um dos elementos mais discutidos pela pessoas sobre um filmept_BR
Tamanho: dc.format.extent83 pgpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectalfabetização científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectanálise crítica de filmespt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthistória das Ciênciaspt_BR
Título: dc.titleAnálise crítica de filmes: uma possibilidade de interação entre a cultura científica e de entretenimento no ensino de Ciênciaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino fundamentalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCiênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons