
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFMT | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Jheimes Marques Gomes, Jean Reinildes Pinheiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-15T19:02:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-15T19:02:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Análise Crítica de Filmes | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000967 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Guia pretende, nessa era de hiperespecialização, a busca por construir pontes entre as culturas continua. Em grande medida, ele mantém a estrutura comum de gêneros acadêmico-científicos, principalmente por ser destinado a educadores. É a forma que encontramos para que a ponte sempre esteja baixa entre teorias e conceitos sólidos das duas culturas, garantindo, assim, que possam interagir no mesmo nível. Embora escrito na estrutura dos gêneros acadêmico-científicos, ele tem a pretensão de alcançar um público de educadores mais amplo, se não o ‘‘popular’’, então o educador instruído em geral. Isso porque, queremos manter elementos próprios da cultura científica dentro da comunidade de sala de aula. No entanto, o projeto visual desenvolvido a partir do trabalho da designer norte-americana Paula Scher (1948 –) foge às convenções do gênero. Nossa escolha está baseada no pressuposto de que ele serve da melhor maneira possível à expressão das nossas palavras. Este guia, pensado como uma introdução, não deixa de ser, por evidentes razões materiais e temporais, fortemente seletivo. Foi necessário escolher o mais significativo e evitar o caráter arbitrário da subjetividade; portanto, fixamos critérios de seleção. O primeiro consiste em abordar outras maneiras de transmitir ideias nos filmes, uma vez que diversos trabalhos já tratam do diálogo e da atuação, que é um dos elementos mais discutidos pela pessoas sobre um filme | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 83 pg | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | alfabetização científica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | análise crítica de filmes | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | história das Ciências | pt_BR |
| Título: dc.title | Análise crítica de filmes: uma possibilidade de interação entre a cultura científica e de entretenimento no ensino de Ciências | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Ensino fundamental | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ciências | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| JheimesPE_2025.pdf | 4.33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000967/2/JheimesPE_2025.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons