EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: Um Caminho para a Saúde e Cidadania?

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Luciana-
Autor(es): dc.contributor.authorNazaré Mendes, Ivanise-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-16T14:15:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-16T14:15:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1149-
identificador: dc.identifier.otherEducação Físicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000966-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho vem debater o tema Educação Física na Escola: Um caminho para a saúde e cidadania, com ênfase na disciplina de educação física, componente curricular obrigatório nas escolas. Por meio de revisão bibliográfica esse artigo apresenta de forma detalhada os diversos significados de cidadania. Então, será realizado um estudo enfatizando cidadania e educação física, seu desenvolvimento e como sua manifestação aconteceu no Brasil.. Então, espera-se que a contribuição aqui descrita para a atualidade do debate acadêmico, desde já propõe uma nova relação entre educação física e o conceito de saúde e cidadania, também a expectativa de uma nova visão sobre o desenvolvimento do aluno cidadão. Ainda tem como objetivo, investigar produtivamente e cientificamente o assunto em foco Educação Física na Escola: um caminho para a Saúde e cidadania, que os artigos publicados em Revistas e livros que se relaciona com o tema, venha contribuir para o entendimento da eficácia d Educação Física Escolar, produza efeitos positivos. Os artigos, livros e assuntos referente ao tema são na maioria dos estudos da década de 90, que por sua vez mostra que tem estritamente relação à prática do exercício e do desempenho físico-motor. Outros fatores também são abordados, como, condições socioeconômicas, histórico-social do indivíduo na ampliação de como é conceituado a saúde da época. As publicações são em menor quantidade inerente ao tema, mas de grande relevância. Verifica-se também que o fator Educação Física na Escolar, não quer dizer totalmente saúde e cidadania, se assim for analisado, ficará como ter uma visão reduzida do que é saúde, e também será limitado o ato de Educação Física na Escola, assim não pode limitar o tema, pois Educação Física na Escola é sim saúde e tem a ver com cidadania, sendo assim, será dissertado a importância desse tem de ser discutido neste artigo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent644 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadaniapt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: Um Caminho para a Saúde e Cidadania?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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