A Influência da Modalidade de Ensino Presencial e da Educação a Distância na Evasão Acadêmica no Brasil: Uma Análise Estatística de Séries Temporais de 2015 a 2025

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSoares de Sousa Lima, Reginaldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-16T14:03:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-16T14:03:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1147-
identificador: dc.identifier.otherEnsino Presencial e a Distânciapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000963-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho examina como as formas de ensino presencial e a distância (EaD) afetam as taxas de desistência acadêmica nas instituições de ensino superior públicas do Brasil, no intervalo de 2015 a 2025. O cenário educacional do Brasil tem passado por uma ampliação significativa da EaD, impulsionada por iniciativas que buscam ampliar o acesso ao ensino, enquanto a manutenção dos alunos ainda apresenta desafios. O objetivo principal da investigação é realizar uma análise comparativa da evolução das taxas de evasão em ambas as modalidades, com base em dados oficiais obtidos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A abordagem metodológica escolhida é de caráter quantitativo, utilizando a análise de séries temporais para investigar dados secundários sobre as taxas de evasão ao longo de onze anos. Os resultados indicam que, enquanto a taxa de evasão no ensino presencial permaneceu relativamente estável, variando de 17% a 19% na maior parte do tempo, a evasão na educação a distância (EaD) apresentou um aumento, atingindo picos superiores a 45% durante os anos de pandemia (2020–2021). Também foram detectadas variações regionais e entre áreas do conhecimento, com índices mais elevados notados no Nordeste e nos cursos de ciências exatas. Pode-se concluir que, apesar de a EaD ser amplamente acessível, existem barreiras estruturais que afetam negativamente a retenção dos alunos. A pesquisa oferece importantes resultados sobre as dinâmicas de evasão no ensino superior no Brasil e destaca a relevância do uso de dados estatísticos na elaboração de políticas institucionais voltadas para a retenção e o sucesso acadêmico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,05 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Presencialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEvasão Acadêmicapt_BR
Título: dc.titleA Influência da Modalidade de Ensino Presencial e da Educação a Distância na Evasão Acadêmica no Brasil: Uma Análise Estatística de Séries Temporais de 2015 a 2025pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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