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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Soares de Sousa Lima, Reginaldo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-16T14:03:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-16T14:03:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1147 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ensino Presencial e a Distância | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000963 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho examina como as formas de ensino presencial e a distância (EaD) afetam as taxas de desistência acadêmica nas instituições de ensino superior públicas do Brasil, no intervalo de 2015 a 2025. O cenário educacional do Brasil tem passado por uma ampliação significativa da EaD, impulsionada por iniciativas que buscam ampliar o acesso ao ensino, enquanto a manutenção dos alunos ainda apresenta desafios. O objetivo principal da investigação é realizar uma análise comparativa da evolução das taxas de evasão em ambas as modalidades, com base em dados oficiais obtidos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A abordagem metodológica escolhida é de caráter quantitativo, utilizando a análise de séries temporais para investigar dados secundários sobre as taxas de evasão ao longo de onze anos. Os resultados indicam que, enquanto a taxa de evasão no ensino presencial permaneceu relativamente estável, variando de 17% a 19% na maior parte do tempo, a evasão na educação a distância (EaD) apresentou um aumento, atingindo picos superiores a 45% durante os anos de pandemia (2020–2021). Também foram detectadas variações regionais e entre áreas do conhecimento, com índices mais elevados notados no Nordeste e nos cursos de ciências exatas. Pode-se concluir que, apesar de a EaD ser amplamente acessível, existem barreiras estruturais que afetam negativamente a retenção dos alunos. A pesquisa oferece importantes resultados sobre as dinâmicas de evasão no ensino superior no Brasil e destaca a relevância do uso de dados estatísticos na elaboração de políticas institucionais voltadas para a retenção e o sucesso acadêmico. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,05 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Presencial | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Evasão Acadêmica | pt_BR |
| Título: dc.title | A Influência da Modalidade de Ensino Presencial e da Educação a Distância na Evasão Acadêmica no Brasil: Uma Análise Estatística de Séries Temporais de 2015 a 2025 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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