Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Escola Municipal de Educação Básica do Campo Prof. Hilda Caetano de Oliveira Leite | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lena, Ângelo Valentim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-15T23:30:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-15T23:30:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação do Campo e Território Vivo: Experiências Pedagógicas na EMEB Profª Hilda Caetano de Oliveira Leite – Distrito do Sucuri (Cuiabá/MT) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000959 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este artigo apresenta um conjunto de experiências pedagógicas realizadas pela EMEB Profª Hilda Caetano de Oliveira Leite, localizada no Distrito do Sucuri, zona rural de Cuiabá (MT), como expressão concreta do compromisso político-pedagógico com a Educação do Campo. Em 2025, a escola assumiu como eixo central de seu PPP a militância em favor do direito de o cidadão do campo se fortalecer no campo, reconhecendo seu território como espaço legítimo de vida, trabalho e saber. As atividades relatadas — aulas-campo com crianças da Educação Infantil aos Anos Finais — mobilizaram práticas vivenciais como ordenha de vacas, criação de suínos, pesca com tarrafa, colheita agrícola e escrita criativa, integrando currículo, território e pertencimento. Fundamentado em Arroyo, Caldart, Freire e Molina, o artigo defende uma pedagogia do pertencimento, construída a partir das vivências e da cultura camponesa como forma de resistência, identidade e emancipação social. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | e e emancipação social. Palavras-chave: Educação do Campo; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Militância Educativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade Rural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia do Pertencimento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Território | pt_BR |
Título: dc.title | Educação do Campo e Território Vivo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pedagogia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Didática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Educação do Campo e Território Vivo.pdf | 195,12 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000959/2/Educação do Campo e Território Vivo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons