
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | GRAN FACULDADE | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Buffa, Larissa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Schimitz, Renata Maria | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Hofmeister, Deise Leia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-15T16:12:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-15T16:12:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC/ARTIGO FINAL | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000954 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A seguinte pesquisa tem como tema o Tempo e cotidiano na Educação Infantil, entendendo este como norteador das práticas pedagógicas planejadas pelos professores. Seu objetivo principal é compreender como se dá essa organização e quais as concepções e entendimentos que se têm acerca do cotidiano e das rotinas escolares. Para isso, foram elencados três objetivos específicos que visam auxiliar no desenvolvimento do projeto, são eles: Descrever os tipos de rotina da Pré-escola com base no currículo de Educação Infantil de Curitiba; entender como o tempo pode ser organizado de forma que as práticas pedagógicas sejam mais significativas para as crianças e acompanhar como as rotinas e cotidianos são vivenciados na prática pelos professores da educação infantil. Os dados serão coletados no decorrer do ano de 2023, em uma turma de Pré (com crianças de quatro anos completos a seis anos incompletos) a partir do estudo de caso, por meio de entrevistas por pautas com a professora regente e observação participativa. De maneira simultânea à coleta, os dados serão analisados com base no Currículo Municipal de Educação Infantil da Prefeitura de Curitiba (2016) e de estudos de autores como Barbosa (2013), Friedmann (2020), Freire (2020), dentre outros. Ao final foi possível compreender como ocorre a organização do tempo dentro da turma observada e analisar situações em que os direitos de aprendizagem das crianças da educação infantil são garantidos e seus ritmos e necessidades valorizados. Palavras-chave: Educação Infantil; Cotidiano Escolar; Crianças; Tempo; Rotina. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 19 PÁGINAS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil; Cotidiano Escolar; Crianças; Tempo; Rotina. | pt_BR |
| Título: dc.title | ROTINA E COTIDIANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O TEMPO DA INFÂNCIA COMO NORTEADOR DA EXPERIÊNCIAS NA PRÉ-ESCOLA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PEDAGOGIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TCC_ARTIGO FINAL (1).pdf | ARTIGO LARISSA BUFFA | 424,72 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000954/2/TCC_ARTIGO FINAL (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons