ROTINA E COTIDIANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O TEMPO DA INFÂNCIA COMO NORTEADOR DA EXPERIÊNCIAS NA PRÉ-ESCOLA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGRAN FACULDADEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBuffa, Larissa-
Autor(es): dc.contributor.authorSchimitz, Renata Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorHofmeister, Deise Leia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-15T16:12:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-15T16:12:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherTCC/ARTIGO FINALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000954-
Resumo: dc.description.abstractA seguinte pesquisa tem como tema o Tempo e cotidiano na Educação Infantil, entendendo este como norteador das práticas pedagógicas planejadas pelos professores. Seu objetivo principal é compreender como se dá essa organização e quais as concepções e entendimentos que se têm acerca do cotidiano e das rotinas escolares. Para isso, foram elencados três objetivos específicos que visam auxiliar no desenvolvimento do projeto, são eles: Descrever os tipos de rotina da Pré-escola com base no currículo de Educação Infantil de Curitiba; entender como o tempo pode ser organizado de forma que as práticas pedagógicas sejam mais significativas para as crianças e acompanhar como as rotinas e cotidianos são vivenciados na prática pelos professores da educação infantil. Os dados serão coletados no decorrer do ano de 2023, em uma turma de Pré (com crianças de quatro anos completos a seis anos incompletos) a partir do estudo de caso, por meio de entrevistas por pautas com a professora regente e observação participativa. De maneira simultânea à coleta, os dados serão analisados com base no Currículo Municipal de Educação Infantil da Prefeitura de Curitiba (2016) e de estudos de autores como Barbosa (2013), Friedmann (2020), Freire (2020), dentre outros. Ao final foi possível compreender como ocorre a organização do tempo dentro da turma observada e analisar situações em que os direitos de aprendizagem das crianças da educação infantil são garantidos e seus ritmos e necessidades valorizados. Palavras-chave: Educação Infantil; Cotidiano Escolar; Crianças; Tempo; Rotina.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent19 PÁGINASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil; Cotidiano Escolar; Crianças; Tempo; Rotina.pt_BR
Título: dc.titleROTINA E COTIDIANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O TEMPO DA INFÂNCIA COMO NORTEADOR DA EXPERIÊNCIAS NA PRÉ-ESCOLApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePEDAGOGIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
TCC_ARTIGO FINAL (1).pdfARTIGO LARISSA BUFFA424,72 kBAdobe PDF/bitstream/capes/1000954/2/TCC_ARTIGO FINAL (1).pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons