Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Souza de Oliveira, Adenise | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-14T15:30:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-14T15:30:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1145 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ansiedade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000947 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A ansiedade é uma condição psicológica multifatorial que afeta milhões de indivíduos em diferentes faixas etárias e contextos socioculturais. Este artigo tem como objetivo analisar, sob a ótica da ciência psicológica, os aspectos diagnósticos, etiológicos e terapêuticos dos transtornos de ansiedade, excluindo abordagens não empíricas. São discutidos os fundamentos teóricos da ansiedade, as contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), da psicodinâmica e da psicologia do desenvolvimento, além de evidências empíricas de eficácia clínica. O texto ainda aborda a comorbidade da ansiedade com outros transtornos mentais, as manifestações somáticas do quadro ansioso e a importância do trabalho psicológico embasado em evidências. O artigo pretende contribuir com a qualificação teórica e prática dos profissionais da saúde mental, valorizando a compreensão técnica e científica da ansiedade e suas implicações clínicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 457 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenções Psicológicas | pt_BR |
Título: dc.title | aAnsiedade sob a Perspectiva da Psicologia Científica: Dignóstico, Etiologia e Intervenções Clínicas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons