Guia Educativo: Metodologias Ativas para uma Educação Cidadã na Educação Profissional e Tecnológica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipe (IFS)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLOPES, Camila de Araujo-
Autor(es): dc.contributor.authorFERRETE, Rodrigo Bozi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-15T12:50:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-15T12:50:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-09-
identificador: dc.identifier.otherGuia Educativo Metodologias Ativas para uma Educação Cidadãpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000946-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático é um recurso educacional elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica como parte da dissertação intitulada “Trabalhando cidadania e educação profissional e tecnológica a partir das metodologias ativas” dentro do macroprojeto “Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT” na linha de pesquisa “Práticas Educativas no currículo Integrado”. O material foi desenvolvido para a 3ª série do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Edificações, na disciplina de Sociologia, no Instituto Federal de Sergipe, campus São Cristóvão. O Guia traz orientações sobre o uso de Metodologias Ativas, com destaque para Metodologias Ativas como rotação por estação, mapeamento participativo e world café. Além das aulas expositivas dialogadas, buscamos incentivar o uso de estratégias diversificadas que promovam um processo de ensino aprendizagem mais ativo e envolvente com o objetivo oferecer uma alternativa prática e dinâmica para o trabalho do professor. Baseando-se na premissa central das Metodologias Ativas — colocar o estudante como protagonista de sua aprendizagem —, foram incluídas atividades como o diário de bordo, a definição de papéis e responsabilidades nas dinâmicas em grupo, além do uso de painéis digitais, como o Padlet, para postagem de fotos e interações assíncronas. Embora já tenha sido aplicado em um contexto específico, este Guia é flexível e pode ser ajustado às particularidades e necessidades de cada turma. Faça as adaptações que julgar necessárias para sua realidade, pois o objetivo é dialogar e construir em conjunto, algo fundamental no cotidiano da sala de aula. Por fim, mesmo que o conteúdo esteja voltado para a disciplina de Sociologia, as estratégias e metodologias sugeridas podem ser aproveitadas e adaptadas para outras áreas do conhecimento. Desejo que este material contribua para momentos ricos de aprendizado e troca de experiências.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10193 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadania Ativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação integralpt_BR
Título: dc.titleGuia Educativo: Metodologias Ativas para uma Educação Cidadã na Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons