
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe (IFS) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | LOPES, Camila de Araujo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FERRETE, Rodrigo Bozi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-15T12:50:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-15T12:50:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Guia Educativo Metodologias Ativas para uma Educação Cidadã | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000946 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático é um recurso educacional elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica como parte da dissertação intitulada “Trabalhando cidadania e educação profissional e tecnológica a partir das metodologias ativas” dentro do macroprojeto “Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT” na linha de pesquisa “Práticas Educativas no currículo Integrado”. O material foi desenvolvido para a 3ª série do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Edificações, na disciplina de Sociologia, no Instituto Federal de Sergipe, campus São Cristóvão. O Guia traz orientações sobre o uso de Metodologias Ativas, com destaque para Metodologias Ativas como rotação por estação, mapeamento participativo e world café. Além das aulas expositivas dialogadas, buscamos incentivar o uso de estratégias diversificadas que promovam um processo de ensino aprendizagem mais ativo e envolvente com o objetivo oferecer uma alternativa prática e dinâmica para o trabalho do professor. Baseando-se na premissa central das Metodologias Ativas — colocar o estudante como protagonista de sua aprendizagem —, foram incluídas atividades como o diário de bordo, a definição de papéis e responsabilidades nas dinâmicas em grupo, além do uso de painéis digitais, como o Padlet, para postagem de fotos e interações assíncronas. Embora já tenha sido aplicado em um contexto específico, este Guia é flexível e pode ser ajustado às particularidades e necessidades de cada turma. Faça as adaptações que julgar necessárias para sua realidade, pois o objetivo é dialogar e construir em conjunto, algo fundamental no cotidiano da sala de aula. Por fim, mesmo que o conteúdo esteja voltado para a disciplina de Sociologia, as estratégias e metodologias sugeridas podem ser aproveitadas e adaptadas para outras áreas do conhecimento. Desejo que este material contribua para momentos ricos de aprendizado e troca de experiências. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 10193 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidadania Ativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino técnico integrado | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação integral | pt_BR |
| Título: dc.title | Guia Educativo: Metodologias Ativas para uma Educação Cidadã na Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Guia Educativo Metodologias Ativas para uma Educação Cidadã.pdf | 10.19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000946/2/Guia Educativo Metodologias Ativas para uma Educação Cidadã.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons