Transformações na Sociedade contemporânea: Integrações entre Ciências Humanas, Ciências Sociais e Desenvolvimento Humano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Glaúcio Simão-
Autor(es): dc.contributor.authorSamento, M’mylla Roberta Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Dirceu da-
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Helan de-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Ricardo Santos de-
Autor(es): dc.contributor.authorFonseca, Diedso Firmino da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-15T03:38:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-15T03:38:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-15-
identificador: dc.identifier.otherTransformações na Sociedade contemporâneapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000945-
Resumo: dc.description.abstractA obra Transformações na Sociedade Contemporânea: Integrações entre Ciências Humanas e Ciências Sociais no Desenvolvimento Humano nasce como um espaço de reflexão crítica, diálogo interdisciplinar e construção coletiva de saberes, reunindo temas urgentes e contribuições relevantes sobre as complexas mudanças que marcam nosso tempo. Em meio a transformações sociais, políticas, culturais, tecnológicas e educacionais, este livro propõe-se a integrar diferentes áreas do conhecimento em torno de um objetivo comum: repensar o desenvolvimento humano à luz das múltiplas interfaces entre as Ciências Humanas e Sociais. Organizado em vinte e dois capítulos, o livro apresenta pesquisas, experiências docentes, práticas metodológicas e análises socioculturais que exploram questões contemporâneas a partir de olhares diversos. As abordagens transitam entre temáticas como gamificação na educação, formação docente, inclusão escolar, mobilidade sustentável, violência de gênero, ensino remoto, inovação pedagógica, políticas públicas e epistemologias críticas — compondo um mosaico de ideias que expressa o compromisso com uma sociedade mais justa, acessível e democrática. Cada capítulo oferece ao leitor a oportunidade de compreender, de modo aprofundado, os desafios e possibilidades que emergem em contextos educacionais, sociais e científicos. São propostas que vão desde o uso do origami no ensino da matemática até reflexões sobre a ausência do projeto político-pedagógico em escolas do campo, passando por experiências inclusivas com estudantes com deficiência visual, estudos sobre conectores de veículos elétricos, abordagens psicopedagógicas e investigações sobre fraturas faciais à luz das ciências da saúde. Transformações na Sociedade Contemporânea é, assim, um convite ao pensamento plural e à escuta ativa. Que este livro inspire educadores, gestores, pesquisadores e demais leitores a repensarem suas práticas, a ampliarem suas compreensões sobre o mundo em que vivemos e a atuarem, com ética e responsabilidade, na construção de uma sociedade mais inclusiva, solidária e sustentável. Porque é na integração dos saberes que se encontram as respostas mais potentes para os desafios do presente. Boa leitura!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4349pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação, pesquisa e tópicos relacionadospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade na educaçãopt_BR
Título: dc.titleTransformações na Sociedade contemporânea: Integrações entre Ciências Humanas, Ciências Sociais e Desenvolvimento Humanopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons