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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Zacarias Olo, Celestino | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-14T14:46:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-14T14:46:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1140 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Gestão Escolar | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000936 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo científico analisa a gestão democrática nas escolas públicas do município do Soyo, província do Zaire, em Angola, à luz da Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino (Lei n.º 17/16, de 7 de Outubro). A investigação tem como objectivo identificar os principais avanços e retrocessos das políticas educacionais voltadas à participação da comunidade escolar, bem como compreender os desafios enfrentados por gestores, professores, alunos e pais/encarregados de educação no processo de democratização da gestão educacional. O estudo adopta uma abordagem qualitativa, com base em uma metodologia exploratória e estudo de caso, por meio da colecta de dados em escolas públicas seleccionadas do município. A fundamentação teórica baseia-se em autores angolanos como Isaac Paxe, Cândido Gunza, Ricardo Canepa, e brasileiros como Vitor Henrique Paro e Ângelo Ricardo Souza. Os resultados apontam para avanços no discurso institucional sobre a participação democrática, mas também revelam retrocessos práticos, como a centralização administrativa, a escassa formação em gestão escolar e o frágil envolvimento da comunidade. O estudo recomenda políticas públicas que fortaleçam os conselhos escolares e promovam a autonomia e formação dos gestores escolares para melhorarem a sua prática neste âmbito. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 451 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas Educacionais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas Públicas | pt_BR |
| Título: dc.title | Gestão Democrática nas Escolas Públicas do Município do Soyo, Província do Zaire: Avanços e Retrocessos nas Políticas Educacionais | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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