
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Carolina Torres | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-14T00:05:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-14T00:05:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-03-18 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação Carolina Torres Oliveira 2010 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000932 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo objetivou compreender as articulações entre a subjetividade individual e as estratégias de aprendizagem em estudantes criativos do ensino superior. Para isso buscou alguns dos principais elementos da subjetividade individual dos alunos pesquisados, especialmente aqueles envolvidos no processo de aprender, além de identificar e caracterizar as estratégias de aprendizagem utilizadas por eles. Como suporte, optou-se pela Teoria da Subjetividade, elaborada por González Rey sob influências teóricas da concepção histórico-cultural; pela compreensão da criatividade na aprendizagem como processo da subjetividade, conforme Mitjáns Martínez; e, dentre as classificações de estratégias de aprendizagem, por aquelas que têm em sua gênese o conceito de aprendizagem autorregulada (PINTRICH 2000a, 2000b, 2004; ZIMMERMAN, 2001, 2002; SCHUNK, 2005). A metodologia utilizada na pesquisa se insere na concepção epistemológica qualitativa desenvolvida por González Rey. Caracteriza-se, entre outros aspectos, por conceber a produção de conhecimento como um processo construtivo-interpretativo. O método de estudo de caso, concebido como o estudo intensivo do fenômeno a partir de um conjunto de instrumentos de naturezas diferentes, permitiu uma aproximação do objeto de estudo em sua integridade e complexidade. Utilizamos instrumentos escritos, abertos e semiabertos, como: entrevista, questionário, redação, técnica de explorações múltiplas, completamento de frases e análise documental. A pesquisa foi estruturada em duas etapas. A primeira correspondeu à seleção dos participantes e a segunda, à realização do estudo de casos múltiplos. Apresentamos três casos de alunos da Universidade de Brasília identificados como estudantes criativos. Concluímos que um complexo sistema de elementos subjetivos funciona como mecanismo regulador das estratégias para aprender, ou seja, configurações específicas de recursos da subjetividade individual influenciam na forma como o sujeito aprende e na especificidade do conjunto de estratégias que ele utiliza para aprender. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,7 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Criatividade. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de Aprendizagem. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Autorregulação. | pt_BR |
| Título: dc.title | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E SUBJETIVIDADE EM ESTUDANTES CRIATIVOS DO ENSINO SUPERIOR | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília/UnB como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação, na área de Aprendizagem e Trabalho Pedagógico. | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO CAROLINA TORRES OLIVEIRA 2010.pdf | 2,67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000932/2/DISSERTAÇÃO CAROLINA TORRES OLIVEIRA 2010.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons