Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Viana Fontenele, Adelaine Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nazaré Mendes, Ivanise | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-14T14:58:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-14T14:58:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1142 | - |
identificador: dc.identifier.other | Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000925 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Embora estudado há quase um século, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda guarda muitos enigmas, para pesquisadores e especialistas que atuam na área. A crescente inserção de crianças com TEA na Educação Infantil, garantida por lei, evidenciou a importância desta pesquisa, a qual objetivou analisar a concepção dos professores, pedagogos e gestores escolares sobre o processo de inclusão escolar, na Educação Infantil, da criança com TEA, nos Centros Municipais de Educação Infantil das cidades de Divino, Orizânia e São João do Manhuaçu, Minas Gerais - MG. Especificamente, pretendeu-se: identificar a concepção dos atores escolares sobre o processo de inclusão escolar das crianças com TEA; analisar, por meio do relato dos atores escolares, os desafios que os Centros Municipais de Educação Infantil utilizam para assegurar condições de acesso, aprendizagem e socialização das crianças com TEA, junto aos demais alunos, em seu processo de inclusão escolar. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório descritivo, que adotou questionários como instrumento de pesquisa. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que os profissionais envolvidos ainda possuem pouco conhecimento sobre essa população, sentem-se inseguros na promoção da inclusão escolar e encontram diversos desafios, como desigualdade tecnológica, falta de apoio familiar, escassez de materiais didáticos e necessidade do envolvimento de toda a comunidade escolar, no processo de inclusão da criança com TEA. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 456 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Título: dc.title | A Inclusão Escolar da Criança com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons