A Inclusão Escolar da Criança com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorViana Fontenele, Adelaine Aparecida-
Autor(es): dc.contributor.authorNazaré Mendes, Ivanise-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-14T14:58:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-14T14:58:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1142-
identificador: dc.identifier.otherTranstorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantilpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000925-
Resumo: dc.description.abstractEmbora estudado há quase um século, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda guarda muitos enigmas, para pesquisadores e especialistas que atuam na área. A crescente inserção de crianças com TEA na Educação Infantil, garantida por lei, evidenciou a importância desta pesquisa, a qual objetivou analisar a concepção dos professores, pedagogos e gestores escolares sobre o processo de inclusão escolar, na Educação Infantil, da criança com TEA, nos Centros Municipais de Educação Infantil das cidades de Divino, Orizânia e São João do Manhuaçu, Minas Gerais - MG. Especificamente, pretendeu-se: identificar a concepção dos atores escolares sobre o processo de inclusão escolar das crianças com TEA; analisar, por meio do relato dos atores escolares, os desafios que os Centros Municipais de Educação Infantil utilizam para assegurar condições de acesso, aprendizagem e socialização das crianças com TEA, junto aos demais alunos, em seu processo de inclusão escolar. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório descritivo, que adotou questionários como instrumento de pesquisa. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que os profissionais envolvidos ainda possuem pouco conhecimento sobre essa população, sentem-se inseguros na promoção da inclusão escolar e encontram diversos desafios, como desigualdade tecnológica, falta de apoio familiar, escassez de materiais didáticos e necessidade do envolvimento de toda a comunidade escolar, no processo de inclusão da criança com TEA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent456 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Título: dc.titleA Inclusão Escolar da Criança com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons