SUBJETIVIDADE SOCIAL DA SALA DE AULA E CRIATIVIDADE NA APRENDIZAGEM

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Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasíliapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Carolina Torres-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-13T20:16:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-13T20:16:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-29-
identificador: dc.identifier.otherTese Carolina Torres Oliveirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000915-
Resumo: dc.description.abstractO principal objetivo desta pesquisa foi compreender como a subjetividade social da sala de aula participa da criatividade na aprendizagem. Pertinente com tal complexidade partiu-se da consideração da Teoria da Subjetividade, elaborada por González Rey, para quem o lugar do social na aprendizagem deixa de ser externo para ser constitutivo. Também fora assumida a concepção de criatividade como processo da subjetividade, desenvolvida por Mitjáns Martínez. Ter a subjetividade social como foco de análise dos processos de constituição da aprendizagem do tipo criativa, até então investigada essencialmente sob a ótica da subjetividade individual, justifica o caráter inédito desta investigação. Adotou-se o método construtivo-interpretativo alicerçado na Epistemologia Qualitativa, também elaborada por González Rey, tendo em conta seus três princípios: o caráter construtivo-interpretativo do conhecimento; o caráter dialógico da investigação; e o valor do estudo de casos singulares como instância legítima de produção do conhecimento. Para tanto, contemplou-se o estudo de caso de uma turma de Licenciatura em Letras/Espanhol, numa das unidades do Instituto Federal de Brasília. Realizaram-se observações; análise documental; redação; dinâmicas conversacionais; entrevistas; entre outros instrumentos. A construção interpretativa possibilitou compreender a constituição subjetiva da turma, assim como a configuração subjetiva da ação de aprender do estudante Augusto, a partir de sentidos subjetivos oriundos de sua trajetória de vida e sentidos subjetivos produzidos no curso de sua experiência de aprendizagem nessa turma, configurados na ação de aprender. A pesquisa possibilitou formular a tese de que a subjetividade social da sala de aula participa da criatividade na aprendizagem quando se expressa na subjetividade individual do aprendiz, favorecendo a produção de novos sentidos subjetivos que passam a integrar sua configuração subjetiva da ação de aprender criativamente. Nesse ponto de vista, enfatizamos a qualidade de sentidos subjetivos produzidos na sala de aula e importantes na configuração subjetiva da aprendizagem do estudante investigado: produção de sentidos subjetivos expressos na valorização de atividades extracurriculares; abertura para o debate de ideias; união da turma e satisfação em atividades grupais; acolhimento, orgulho em fazer parte da turma e sentimento de pertencimento à instituição educativa; e, resistência à burocracia limitadora da ação. Tal compreensão remete a reflexões sobre condições singulares e complexas da sala de aula e sinaliza possibilidades para ações mais efetivas na promoção da aprendizagem criativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade social.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCriatividade.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem.pt_BR
Título: dc.titleSUBJETIVIDADE SOCIAL DA SALA DE AULA E CRIATIVIDADE NA APRENDIZAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseDOUTORADO EM EDUCAÇÃO- PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE) - UNBpt_BR
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