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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, André Luís Lima de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Liliana Manuela Gaspar Cerveira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-11T02:45:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-11T02:45:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência didática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000888 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Qual a percepção que os alunos do 6º e do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro têm sobre violência? Como suas concepções foram alteradas pelas ações desenvolvidas visando esclarecer a temática da violência? Estas são algumas questões a que se procura responder no presente trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cariz exploratório, que apresenta uma vertente quantitativa. Começando por discutir o que se entende por violência e procurando que os alunos reflitam sobre os números da violência no Brasil, integrando conceitos do currículo de matemática foi construída uma sequência didática, aplicada em sala de aula. Na busca por respostas aos questionamentos iniciais, as atividades realizadas compreenderam, numa fase inicial, a aplicação de um questionário que trouxe dos estudantes suas experiências e reflexões a respeito desse fenômeno, em seguida participaram de uma palestra que apresentou definições, tipos e classificações ligadas à violência, sensação de segurança e insegurança. Logo após, os alunos realizaram uma atividade prática em sala de aula envolvendo questões a respeito dos dados que eles mesmos produziram, indo ao encontro de uma construção significativa do conhecimento. Ao final, o mesmo questionário foi novamente aplicado, permitindo analisar e conferir o nível de mudança em suas percepções a respeito da violência. A proposta didática integrou o estudo da Matemática à análise crítica da violência por meio de dados estatísticos, utilizando conteúdos como porcentagens, proporcionalidade, números inteiros, estatística e análise gráfica para interpretar informações sobre a violência em diferentes contextos. Através do acesso aos dados, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, na prática, o ponto de partida para a estruturação das políticas públicas ligadas ao combate à violência e como esses números permitem um olhar técnico e pontual sobre um tema tão sensível. Este trabalho foi de encontro de uma das finalidades do ensino, a formação integral e crítica para o exercício da cidadania, ao fomentar a reflexão sobre o papel da Matemática na interpretação de fenômenos sociais, desenvolvendo uma visão crítica e fundamentada em cima de variadas visões sobre a questão da violência no Brasil. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.569 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | violência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | indicadores estratégicos | pt_BR |
Título: dc.title | OS NÚMEROS DA VIOLÊNCIA: UMA PERSPECTIVA NA SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Profmat | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Sequencia didática.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000888/2/Sequencia didática.pdfDownload |
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