EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIALÓGICA: PROPOSTAS DE ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA ESPAÇOS NÃO FORMAIS

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Autor(es): dc.contributorUERJ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA - PPGEBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFIRMINO, Rosineide dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Lincoln Tavares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-10T20:27:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-10T20:27:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-10-
identificador: dc.identifier.otherCaderno numerado de atividades. Rosineide.PDFpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000876-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional Educação Ambiental Dialógica: propostas de atividades educativas para espaços não formais apresenta cinco atividades interativas — cartografia, reflorestamento, contação de histórias, mutirão de limpeza e desenho livre — desenvolvidas para serem aplicadas em territórios educativos como o Parque Ecológico da Rocinha. As propostas são fundamentadas em uma perspectiva crítica de educação ambiental dialógica, ancorada nas vivências cotidianas e em referenciais teóricos como a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, a educação ambiental dialógica de Paulo Freire e a escrevivência de Conceição Evaristo, além da perspectiva da Educação Territorial. Cada atividade é estruturada com base em três eixos: a ancoragem teórico-cotidiana, a descrição das etapas e dicas de aplicação. O objetivo é promover a escuta sensível dos sujeitos do território, valorizando seus saberes e experiências em diálogo com o conhecimento científico, e estimular o pertencimento e o cuidado com o meio ambiente por meio de práticas que dialoguem com a realidade local. As ações propõem a construção coletiva do conhecimento, articulando práticas pedagógicas participativas e inclusivas em espaços não formais. O produto apresenta potencial de replicabilidade e busca, assim, contribuir para uma educação ambiental transformadora, capaz de fortalecer vínculos afetivos e políticos com o território e fomentar o protagonismo comunitário. Embora tenha sido pensado para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pode ser adaptado e replicado para outros públicos e inserções sociais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,51 MB (3.688.666 bytes)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTAL DIALÓGICApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectESPACOS E TERRITÓRIOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAISpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPARQUE ECOLÓGICO DA ROCINHA (RJ)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectATIVIDADES PEDAGÓGICAS E COLETIVOS EDUCADORES AMBIENTAISpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectREPRESENTAÇÕES SOCIAISpt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL DIALÓGICA: PROPOSTAS DE ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA ESPAÇOS NÃO FORMAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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