Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UERJ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA - PPGEB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FIRMINO, Rosineide dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Lincoln Tavares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-10T20:27:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-10T20:27:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Caderno numerado de atividades. Rosineide.PDF | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000876 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional Educação Ambiental Dialógica: propostas de atividades educativas para espaços não formais apresenta cinco atividades interativas — cartografia, reflorestamento, contação de histórias, mutirão de limpeza e desenho livre — desenvolvidas para serem aplicadas em territórios educativos como o Parque Ecológico da Rocinha. As propostas são fundamentadas em uma perspectiva crítica de educação ambiental dialógica, ancorada nas vivências cotidianas e em referenciais teóricos como a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, a educação ambiental dialógica de Paulo Freire e a escrevivência de Conceição Evaristo, além da perspectiva da Educação Territorial. Cada atividade é estruturada com base em três eixos: a ancoragem teórico-cotidiana, a descrição das etapas e dicas de aplicação. O objetivo é promover a escuta sensível dos sujeitos do território, valorizando seus saberes e experiências em diálogo com o conhecimento científico, e estimular o pertencimento e o cuidado com o meio ambiente por meio de práticas que dialoguem com a realidade local. As ações propõem a construção coletiva do conhecimento, articulando práticas pedagógicas participativas e inclusivas em espaços não formais. O produto apresenta potencial de replicabilidade e busca, assim, contribuir para uma educação ambiental transformadora, capaz de fortalecer vínculos afetivos e políticos com o território e fomentar o protagonismo comunitário. Embora tenha sido pensado para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pode ser adaptado e replicado para outros públicos e inserções sociais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,51 MB (3.688.666 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIALÓGICA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ESPACOS E TERRITÓRIOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAIS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PARQUE ECOLÓGICO DA ROCINHA (RJ) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E COLETIVOS EDUCADORES AMBIENTAIS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIALÓGICA: PROPOSTAS DE ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA ESPAÇOS NÃO FORMAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Caderno numerado de atividades. Rosineide.pdf | 3,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000876/2/Caderno numerado de atividades. Rosineide.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons