Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Amplamente | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA FILHO, JONAS MARTINS DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-08T19:53:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-08T19:53:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editoraamplamente.com/ebook-artes-no-ensino-fundamental | - |
identificador: dc.identifier.other | Artes no ensino fundamental e sua contribuição à aprendizagem de outras disciplinas: uma pesquisa de campo no colégio militar de Fortaleza | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000818 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-book, intitulado Artes no Ensino Fundamental e sua contribuição à aprendizagem de outras disciplinas, tem como objetivo investigar a relevância da arte-educação no contexto escolar e sua relação direta com o desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais dos estudantes. A pesquisa foi desenvolvida no Colégio Militar de Fortaleza e fundamenta-se na perspectiva de que a arte, longe de ser uma atividade acessória, constitui-se como elemento integrador e essencial na formação do educando. A dissertação, apresentada ao curso de Mestrado em Ciências da Educação da Universidade del Pacífico, tem caráter qualitativo, com ênfase na abordagem exploratória. O estudo de campo foi realizado com professores e alunos do Ensino Fundamental, utilizando como instrumentos a observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. A partir da coleta e interpretação dos dados, foi possível perceber que as atividades artísticas contribuíam significativamente para o rendimento e o interesse dos alunos em outras disciplinas, como Língua Portuguesa, Matemática e História. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Paulo Freire, Ana Mae Barbosa e Vygotsky, cujas contribuições sustentam a importância da arte como linguagem, forma de expressão e prática cultural. O trabalho também dialoga com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que reafirmam o papel da arte na formação integral do sujeito. Entre os principais resultados, destaca-se que o ensino de artes no Colégio Militar favoreceu a interdisciplinaridade, estimulou a criatividade, o pensamento crítico e a sensibilidade dos alunos, além de contribuir para a melhoria da convivência e do clima escolar. A pesquisa também evidencia a necessidade de uma formação docente mais consistente na área da arte-educação, bem como o fortalecimento de políticas públicas que assegurem a presença qualificada da arte no currículo. Esta pesquisa reafirma o papel emancipador da arte na escola e propõe uma reflexão sobre a urgência de práticas pedagógicas que valorizem a sensibilidade, a estética e a expressão artística como dimensões legítimas do conhecimento. Boa leitura! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1000 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | . Educação - Ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Artes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Colégio militar | pt_BR |
Título: dc.title | Artes no ensino fundamental e sua contribuição à aprendizagem de outras disciplinas: uma pesquisa de campo no colégio militar de Fortaleza | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons