
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Amplamente | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Paiva, Carlos Daniel Chaves | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Francilino Paulo de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Rildo Alves do | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | França, Washington Luiz de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Cleydiel Edmar da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Vandeilson Moisés de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Adeilson José da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Leonardo Lopes Martins | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-08T19:50:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-08T19:50:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editoraamplamente.com/ebook-matematica-5-0-estrategias-digitais-para-aprender-e-ensinar-com-inovacao | - |
| identificador: dc.identifier.other | Matemática 5.0 : estratégias digitais para aprender e ensinar com inovação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000817 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A obra Matemática 5.0: Estratégias Digitais para Aprender e Ensinar com Inovação reúne práticas e reflexões voltadas à inserção de recursos tecnológicos no ensino da Matemática, destacando-se pela abordagem criativa, interativa e alinhada às demandas da Educação 5.0. Cada capítulo deste volume apresenta uma ferramenta digital diferente, explorando seu potencial pedagógico, suas aplicações em sala de aula e os impactos positivos na aprendizagem dos estudantes da Educação Básica. Esta obra visa inspirar professores, pesquisadores e demais profissionais da educação a inovar suas práticas, utilizando tecnologias digitais como aliadas no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. O Capítulo 1 explora o uso do GeoGebra como uma poderosa ferramenta para o ensino de Geometria e Funções, destacando sua capacidade de favorecer a visualização de conceitos abstratos e promover uma aprendizagem mais ativa e investigativa. A partir de uma proposta de sequência didática, o capítulo mostra como a integração entre representação geométrica e algébrica pode estimular o raciocínio matemático e desenvolver a autonomia dos estudantes. No Capítulo 2, o foco recai sobre o Scratch como meio de desenvolver o pensamento computacional em articulação com o ensino de Matemática. O texto evidencia como a programação em blocos pode ser utilizada para explorar algoritmos, sequências, proporções e outras noções matemáticas, ampliando as habilidades lógicas, criativas e resolutivas dos alunos por meio da criação de jogos e animações interativas. O Capítulo 3 apresenta o Wordwall como ferramenta de gamificação, destacando seu potencial para transformar atividades convencionais em experiências lúdicas e envolventes. Jogos, quizzes e desafios criados com a plataforma proporcionam maior engajamento, favorecem a aprendizagem colaborativa e ajudam a consolidar conteúdos matemáticos de forma significativa e divertida. No Capítulo 4, são discutidas as contribuições das plataformas digitais Google Forms, Kahoot e Quizizz no processo de avaliação formativa. O trabalho demonstra como essas ferramentas permitem o monitoramento em tempo real da aprendizagem, proporcionando feedbacks imediatos e personalizados, que auxiliam tanto no diagnóstico das dificuldades quanto na reorientação das práticas pedagógicas. Por sua vez, o Capítulo 5 adentra o universo da Realidade Aumentada (RA), revelando como essa tecnologia pode tornar o ensino de Matemática mais visual, concreto e envolvente. A RA permite a visualização tridimensional de objetos matemáticos e favorece a compreensão de conceitos espaciais, abrindo novas possibilidades para o ensino da Geometria e aproximando os alunos de uma aprendizagem experiencial e interativa. O Capítulo 6 traz o Desmos como recurso digital para o ensino de funções, evidenciando sua capacidade de representar graficamente conceitos matemáticos de forma dinâmica e interativa. A plataforma é apresentada como um ambiente de investigação e criatividade, no qual os estudantes podem explorar, manipular e construir significados sobre o comportamento das funções de maneira visual e participativa. Encerrando a obra, o Capítulo 7 aborda o uso do Tinkercad e da Impressão 3D como instrumentos para o ensino de Geometria Espacial. Por meio da modelagem digital, os alunos podem construir e manipular sólidos geométricos, desenvolvendo habilidades espaciais, compreendendo propriedades geométricas e se aproximando da cultura maker, que valoriza a aprendizagem pela prática, pela criação e pela inovação. Esta obra se propõe, portanto, a ampliar os horizontes do ensino da Matemática por meio de abordagens digitais que valorizam a experimentação, a interatividade e a personalização da aprendizagem. Ao explorar diferentes recursos tecnológicos, os capítulos aqui reunidos reafirmam a importância de um professor inovador e reflexivo, capaz de transformar a sala de aula em um espaço criativo, crítico e conectado com os desafios do século XXI. Esperamos que este volume contribua significativamente para a formação docente e inspire novas práticas pedagógicas mais inclusivas, envolventes e significativas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1000 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Métodos de ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias de informação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
| Título: dc.title | Matemática 5.0 : estratégias digitais para aprender e ensinar com inovação | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons