A VIDA COMO TEXTO, A SOCIEDADE COMO CONTEXTO: DESPERTANDO A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA POR MEIO DE TRAJETÓRIAS AUTOBIOGRÁFICAS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAMARAL, Janaína Sales-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-08T18:27:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-08T18:27:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-08-
identificador: dc.identifier.other2025_dis_jsamaral.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000813-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho propõe a elaboração de um material didático que utiliza narrativas autobiográficas como recurso metodológico para a análise, a partir de seus exemplos concretos, de categorias sociológicas associadas às obras selecionadas. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da imaginação sociológica como instrumento operacional de compreensão da realidade social. Para isso, são mobilizados conceitos como gênero, papéis sociais, violência de gênero, interseccionalidade, coerção social, poder, dominação e classes sociais, a partir das trajetórias de Maria da Penha (Sobrevivi... posso contar), Carolina Maria de Jesus (Quarto de despejo: diário de uma favelada) e do conto “Saura Benevides Amarantino”, de Conceição Evaristo (Insubmissas lágrimas de mulheres). As narrativas são analisadas a partir de uma perspectiva que articula suas experiências ao conceito de gênero, entendido como categoria analítica das relações sociais, e, consequentemente, à relação entre indivíduo e sociedade. A proposta busca aprofundar a compreensão dos fenômenos sociais e suas conexões com trajetórias individuais, considerando os devidos cuidados na transposição didática dos conceitos científicos, bem como os limites históricos e metodológicos das teorias sociológicas. Por meio da interdisciplinaridade, do incentivo à leitura e da produção de diferentes gêneros textuais, pretende-se que essas histórias se constituam como instrumentos pedagógicos capazes de favorecer processos de identificação, reflexão e análise sociológica por parte dos alunos. A construção deste material demandou uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos trabalhados, além de uma análise crítica dos currículos e dos livros didáticos aprovados pelo PNLD no que se refere à abordagem (ou ausência) dessas temáticas. Espera-se que este material se configure como um recurso didático capaz de tornar o ensino de Sociologia mais dinâmico, acessível e conectado às experiências sociais concretas, favorecendo aprendizagens que articulem teoria, reflexão crítica e vivências.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent66,4mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectmaterial didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthistórias autobiográficaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectimaginação sociológicapt_BR
Título: dc.titleA VIDA COMO TEXTO, A SOCIEDADE COMO CONTEXTO: DESPERTANDO A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA POR MEIO DE TRAJETÓRIAS AUTOBIOGRÁFICASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
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