
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | AMARAL, Janaína Sales | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-08T18:27:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-08T18:27:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2025_dis_jsamaral.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000813 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho propõe a elaboração de um material didático que utiliza narrativas autobiográficas como recurso metodológico para a análise, a partir de seus exemplos concretos, de categorias sociológicas associadas às obras selecionadas. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da imaginação sociológica como instrumento operacional de compreensão da realidade social. Para isso, são mobilizados conceitos como gênero, papéis sociais, violência de gênero, interseccionalidade, coerção social, poder, dominação e classes sociais, a partir das trajetórias de Maria da Penha (Sobrevivi... posso contar), Carolina Maria de Jesus (Quarto de despejo: diário de uma favelada) e do conto “Saura Benevides Amarantino”, de Conceição Evaristo (Insubmissas lágrimas de mulheres). As narrativas são analisadas a partir de uma perspectiva que articula suas experiências ao conceito de gênero, entendido como categoria analítica das relações sociais, e, consequentemente, à relação entre indivíduo e sociedade. A proposta busca aprofundar a compreensão dos fenômenos sociais e suas conexões com trajetórias individuais, considerando os devidos cuidados na transposição didática dos conceitos científicos, bem como os limites históricos e metodológicos das teorias sociológicas. Por meio da interdisciplinaridade, do incentivo à leitura e da produção de diferentes gêneros textuais, pretende-se que essas histórias se constituam como instrumentos pedagógicos capazes de favorecer processos de identificação, reflexão e análise sociológica por parte dos alunos. A construção deste material demandou uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos trabalhados, além de uma análise crítica dos currículos e dos livros didáticos aprovados pelo PNLD no que se refere à abordagem (ou ausência) dessas temáticas. Espera-se que este material se configure como um recurso didático capaz de tornar o ensino de Sociologia mais dinâmico, acessível e conectado às experiências sociais concretas, favorecendo aprendizagens que articulem teoria, reflexão crítica e vivências. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 66,4mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | material didático | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de sociologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | histórias autobiográficas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | imaginação sociológica | pt_BR |
| Título: dc.title | A VIDA COMO TEXTO, A SOCIEDADE COMO CONTEXTO: DESPERTANDO A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA POR MEIO DE TRAJETÓRIAS AUTOBIOGRÁFICAS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| AMARAL, J. S. A vida como texto, a sociedade como contexto.pdf | 67.99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000813/2/AMARAL, J. S. A vida como texto, a sociedade como contexto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons