“É SAL”: UM GUIA PEDAGÓGICO PARA A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NO ENEM

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERNANDES, Emanuela Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-08T16:49:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-08T16:49:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-08-
identificador: dc.identifier.other2025_dis_eofernandes.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000807-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma articulação entre os campos da Sociologia e da Redação no Ensino Médio, tendo como eixo estruturante o conceito de imaginação sociológica formulado por C. Wright Mills. A partir de observações em sala de aula, a autora identifica um descompasso entre a capacidade reflexiva dos estudantes e sua habilidade de transpor tais reflexões para a escrita, especialmente nas exigências do texto dissertativo-argumentativo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A pesquisa, de caráter bibliográfico e fundamentada em referenciais como Mills (1982), Giddens (2001), Bakhtin (2011), Bourdieu (1998) e Becker (2015), discute os desafios da escrita como prática social e propõe o desenvolvimento de um guia pedagógico interdisciplinar intitulado “É SAL: Sociologia Argumentativa de Livre Acesso”. O guia busca instrumentalizar estudantes na elaboração de redações críticas, coerentes e fundamentadas, oferecendo estratégias de leitura e escrita ancoradas na perspectiva sociológica. O material inclui perguntas norteadoras, análise de repertórios socioculturais e organização textual, além de sugestões de autores, dados e teorias para apoiar a argumentação. Também dialoga com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com as competências exigidas pelo Enem, especialmente as de número 2, 3 e 5. Ao valorizar a autenticidade da escrita e combater o uso de modelos prontos e repertórios forçados - práticas desestimuladas pelo próprio Inep a partir de 2024 - o trabalho defende uma educação crítica, democrática e transformadora. A obra, portanto, representa uma contribuição para a prática docente e para o fortalecimento do ensino de sociologia na escola pública, ressignificando a redação do Enem como espaço de expressão e percepção social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,9mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectimaginação sociológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectredaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectenempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Título: dc.title“É SAL”: UM GUIA PEDAGÓGICO PARA A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NO ENEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
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