
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Real Conhecer | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Anderson Douglas Pereira Rodrigues da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, José Vieira da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Iran Rodrigues de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-09T00:27:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-09T00:27:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produção Acadêmica de estudantes e professores FADIMAB | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000800 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | É com grande satisfação que apresentamos a obra Produção Acadêmica de Estudantes e Professores do Curso de Pós-Graduação em Fundamentos e Ensino de Matemática da FADIMAB, um compêndio que expressa o compromisso da instituição com a qualidade da formação docente e com o fortalecimento da pesquisa no campo do ensino de matemática. O livro reúne quatro monografias desenvolvidas por estudantes do curso de pós-graduação, cada uma refletindo diferentes perspectivas e abordagens metodológicas voltadas ao ensino e à aprendizagem da matemática. Os trabalhos apresentados não apenas evidenciam a seriedade acadêmica dos autores, como também contribuem significativamente para o debate sobre inovação, recursos didáticos e avaliação educacional no contexto da educação matemática. No primeiro capítulo, Jogos digitais no ensino e na aprendizagem da matemática: um estudo bibliográfico, o leitor é convidado a refletir sobre o potencial dos recursos tecnológicos e suas aplicações pedagógicas em sala de aula. Em seguida, o segundo capítulo, Jogando também se aprende: uma revisão sistemática sobre o uso de jogos matemáticos no ensino fundamental, aprofunda a discussão ao explorar evidências científicas sobre os impactos positivos da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem. O terceiro capítulo, Teoria Clássica dos Testes (TCT) e a Teoria de Resposta ao Item (TRI): uma análise comparativa, propõe uma investigação teórico-metodológica que permite ao leitor compreender os fundamentos psicométricos que sustentam diferentes formas de avaliação educacional. Por fim, o quarto capítulo, Explorando elementos geométricos dos sólidos: um estudo por meio de softwares de realidade aumentada, apresenta uma proposta inovadora de ensino de geometria espacial com o uso de tecnologias emergentes. Esta coletânea representa o esforço coletivo de docentes e discentes em produzir conhecimento relevante, fundamentado e comprometido com as demandas contemporâneas da educação. Esperamos que esta publicação possa inspirar professores, pesquisadores e estudantes interessados na construção de práticas pedagógicas mais eficazes, inclusivas e conectadas com as transformações do nosso tempo. - Boa leitura! - Os organizadores da Obra | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3255 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção acadêmica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Curso de Pós Graduação - Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | FADIMAB | pt_BR |
| Título: dc.title | Produção Acadêmica de Estudantes e Professores do Curso de Pós Graduação em Fundamentos e Ensino de Matemática da FADIMAB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produção Acadêmica de estudantes e professores FADIMAB.pdf | 3.25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000800/2/Produção Acadêmica de estudantes e professores FADIMAB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons