Produção Acadêmica de Estudantes e Professores do Curso de Pós Graduação em Fundamentos e Ensino de Matemática da FADIMAB

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecerpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Anderson Douglas Pereira Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, José Vieira da-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Iran Rodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-09T00:27:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-09T00:27:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-08-
identificador: dc.identifier.otherProdução Acadêmica de estudantes e professores FADIMABpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000800-
Resumo: dc.description.abstractÉ com grande satisfação que apresentamos a obra Produção Acadêmica de Estudantes e Professores do Curso de Pós-Graduação em Fundamentos e Ensino de Matemática da FADIMAB, um compêndio que expressa o compromisso da instituição com a qualidade da formação docente e com o fortalecimento da pesquisa no campo do ensino de matemática. O livro reúne quatro monografias desenvolvidas por estudantes do curso de pós-graduação, cada uma refletindo diferentes perspectivas e abordagens metodológicas voltadas ao ensino e à aprendizagem da matemática. Os trabalhos apresentados não apenas evidenciam a seriedade acadêmica dos autores, como também contribuem significativamente para o debate sobre inovação, recursos didáticos e avaliação educacional no contexto da educação matemática. No primeiro capítulo, Jogos digitais no ensino e na aprendizagem da matemática: um estudo bibliográfico, o leitor é convidado a refletir sobre o potencial dos recursos tecnológicos e suas aplicações pedagógicas em sala de aula. Em seguida, o segundo capítulo, Jogando também se aprende: uma revisão sistemática sobre o uso de jogos matemáticos no ensino fundamental, aprofunda a discussão ao explorar evidências científicas sobre os impactos positivos da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem. O terceiro capítulo, Teoria Clássica dos Testes (TCT) e a Teoria de Resposta ao Item (TRI): uma análise comparativa, propõe uma investigação teórico-metodológica que permite ao leitor compreender os fundamentos psicométricos que sustentam diferentes formas de avaliação educacional. Por fim, o quarto capítulo, Explorando elementos geométricos dos sólidos: um estudo por meio de softwares de realidade aumentada, apresenta uma proposta inovadora de ensino de geometria espacial com o uso de tecnologias emergentes. Esta coletânea representa o esforço coletivo de docentes e discentes em produzir conhecimento relevante, fundamentado e comprometido com as demandas contemporâneas da educação. Esperamos que esta publicação possa inspirar professores, pesquisadores e estudantes interessados na construção de práticas pedagógicas mais eficazes, inclusivas e conectadas com as transformações do nosso tempo. - Boa leitura! - Os organizadores da Obrapt_BR
Tamanho: dc.format.extent3255pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução acadêmicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurso de Pós Graduação - Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFADIMABpt_BR
Título: dc.titleProdução Acadêmica de Estudantes e Professores do Curso de Pós Graduação em Fundamentos e Ensino de Matemática da FADIMABpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons