PROJETOS ESCOLARES: APROXIMANDO A JUVENTUDE PERIFÉRICA DO ENSINO SUPERIOR – DOCUMENTÁRIO.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVERINO, Miguel Angelo Agostinho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-08T16:35:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-08T16:35:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-08-
identificador: dc.identifier.other2025_dis_maaverino.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000795-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é um produto educacional em forma de um documentário, destacando o papel de projetos escolares desenvolvidos por uma escola de ensino médio para aproximar e motivar estudantes provenientes da periferia a ingressar nas universidades públicas e privadas, seja por meio da nota no ENEM ou através dos vestibulares, utilizando para isso depoimentos de egressos e agora universitários, de gestores e professores da escola. O objetivo desse recurso educacional é fornecer aos docentes da escola básica um material didático em formato audiovisual, para com isso, abordar temas como desigualdade social, cultura, ideologia, percepções a respeito das escolas públicas, sucesso escolar, dentre outros, além de promover debates sobre perspectivas de vida e discutir questões relacionadas às perspectivas de futuro dos estudantes da periferia. Apesar de ser voltado originalmente para as disciplinas de Sociologia e Formação Cidadã, pode também ser adaptado para outras áreas do ensino básico. Para a realização do documentário, foi necessário articular pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, utilizando dados quantitativos obtidos por meio de formulários do Google, entrevistas semiestruturadas e grupos focais, envolvendo estudantes aprovados nas universidades, gestores e professores. A análise teve como foco medir principalmente o impacto dos projetos escolares dessa escola em questão no desempenho dos candidatos participantes das edições do ENEM e UECE entre 2018 e 2023. A sistemática de criação de um documentário como material didático possibilita introduzir novas perspectivas de debate sobre o acesso à universidade para estudantes de escolas públicas da periferia. Esse processo enfrenta desafios significativos e a entrada desses jovens na universidade representa a superação de barreiras que antes os impediam de alcançar o tão almejado ensino superior, o que é comumente referido pela sociologia como "êxitos atípicos".pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,2mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectsociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino superiorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectjuventude periféricapt_BR
Título: dc.titlePROJETOS ESCOLARES: APROXIMANDO A JUVENTUDE PERIFÉRICA DO ENSINO SUPERIOR – DOCUMENTÁRIO.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons