Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VERINO, Miguel Angelo Agostinho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-08T16:35:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-08T16:35:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2025_dis_maaverino.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000795 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho é um produto educacional em forma de um documentário, destacando o papel de projetos escolares desenvolvidos por uma escola de ensino médio para aproximar e motivar estudantes provenientes da periferia a ingressar nas universidades públicas e privadas, seja por meio da nota no ENEM ou através dos vestibulares, utilizando para isso depoimentos de egressos e agora universitários, de gestores e professores da escola. O objetivo desse recurso educacional é fornecer aos docentes da escola básica um material didático em formato audiovisual, para com isso, abordar temas como desigualdade social, cultura, ideologia, percepções a respeito das escolas públicas, sucesso escolar, dentre outros, além de promover debates sobre perspectivas de vida e discutir questões relacionadas às perspectivas de futuro dos estudantes da periferia. Apesar de ser voltado originalmente para as disciplinas de Sociologia e Formação Cidadã, pode também ser adaptado para outras áreas do ensino básico. Para a realização do documentário, foi necessário articular pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, utilizando dados quantitativos obtidos por meio de formulários do Google, entrevistas semiestruturadas e grupos focais, envolvendo estudantes aprovados nas universidades, gestores e professores. A análise teve como foco medir principalmente o impacto dos projetos escolares dessa escola em questão no desempenho dos candidatos participantes das edições do ENEM e UECE entre 2018 e 2023. A sistemática de criação de um documentário como material didático possibilita introduzir novas perspectivas de debate sobre o acesso à universidade para estudantes de escolas públicas da periferia. Esse processo enfrenta desafios significativos e a entrada desses jovens na universidade representa a superação de barreiras que antes os impediam de alcançar o tão almejado ensino superior, o que é comumente referido pela sociologia como "êxitos atípicos". | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,2mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino superior | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | juventude periférica | pt_BR |
Título: dc.title | PROJETOS ESCOLARES: APROXIMANDO A JUVENTUDE PERIFÉRICA DO ENSINO SUPERIOR – DOCUMENTÁRIO. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Defesa final Miguel Verino.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000795/2/Defesa final Miguel Verino.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons