
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA DA SILVA, Francisco Roberto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-08T13:21:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-08T13:21:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 2025_dis_frpsilva.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000792 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A partir do ano de 2008, o Governo do Estado do Ceará adotou o Projeto Professor Diretor de Turma como política a ser implantada nas escolas profissionalizantes e logo após em todas as escolas em tempo integral, tomando como referência a experiência das escolas públicas de Portugal. Com uma proposta de desmassificação do ensino e um cuidado voltado à questão socioemocional do aluno, professores foram selecionados para atuarem como diretores de uma determinada turma tornando-se, assim, mediadores de conflitos, mediadores entre os demais professores, comunidade escolar e família. O resultado apresentado foi de uma diminuição na evasão e no abandono escolar e um aumento nos índices de aprovação. Esses resultados, apresentados como positivos, fomentaram minha curiosidade de fazer uma pesquisa a partir do ponto de vista dos alunos, de como eles enxergam e recebem o Programa e o Diretor de Turma. Neste trabalho iremos tratar um pouco do surgimento do Programa e, através de um estudo de caso, tomando como referência a EEMTI Prof. Cel. José Aurélio Câmara, apresentar a forma como a escola tem desenvolvido suas ações, seus resultados, analisar, a partir de uma pesquisa quantitativa, realizada com os alunos e do cruzamento de dados das respostas, o programa e o diretor de turma, como eles enxergam essa relação com o seu Diretor de Turma, como eles percebem a forma como as questões de violência são abordadas e a busca por soluções como políticas de combate ao racismo, a homofobia, a violência física e as estratégias para aproximar a escola da família. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 10,3 mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa Professor Diretor de Turma | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | desmassificação do ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ponto de vista dos alunos | pt_BR |
| Título: dc.title | O PROGRAMA PROFESSOR DIRETOR DE TURMA A PARTIR DO PONTO DE VISTA DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_frpsilva.pdf | 10.58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000792/2/2025_dis_frpsilva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons