O PROGRAMA PROFESSOR DIRETOR DE TURMA A PARTIR DO PONTO DE VISTA DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA DA SILVA, Francisco Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-08T13:21:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-08T13:21:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-08-
identificador: dc.identifier.other2025_dis_frpsilva.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000792-
Resumo: dc.description.abstractA partir do ano de 2008, o Governo do Estado do Ceará adotou o Projeto Professor Diretor de Turma como política a ser implantada nas escolas profissionalizantes e logo após em todas as escolas em tempo integral, tomando como referência a experiência das escolas públicas de Portugal. Com uma proposta de desmassificação do ensino e um cuidado voltado à questão socioemocional do aluno, professores foram selecionados para atuarem como diretores de uma determinada turma tornando-se, assim, mediadores de conflitos, mediadores entre os demais professores, comunidade escolar e família. O resultado apresentado foi de uma diminuição na evasão e no abandono escolar e um aumento nos índices de aprovação. Esses resultados, apresentados como positivos, fomentaram minha curiosidade de fazer uma pesquisa a partir do ponto de vista dos alunos, de como eles enxergam e recebem o Programa e o Diretor de Turma. Neste trabalho iremos tratar um pouco do surgimento do Programa e, através de um estudo de caso, tomando como referência a EEMTI Prof. Cel. José Aurélio Câmara, apresentar a forma como a escola tem desenvolvido suas ações, seus resultados, analisar, a partir de uma pesquisa quantitativa, realizada com os alunos e do cruzamento de dados das respostas, o programa e o diretor de turma, como eles enxergam essa relação com o seu Diretor de Turma, como eles percebem a forma como as questões de violência são abordadas e a busca por soluções como políticas de combate ao racismo, a homofobia, a violência física e as estratégias para aproximar a escola da família.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10,3 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Professor Diretor de Turmapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdesmassificação do ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectponto de vista dos alunospt_BR
Título: dc.titleO PROGRAMA PROFESSOR DIRETOR DE TURMA A PARTIR DO PONTO DE VISTA DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons