A Casa de Câmara e Cadeia em Rio de Contas - BA: patrimônio e ensino de história.

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDE OLIVEIRA SOUZA, RONAELSON-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-08T12:24:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-08T12:24:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-08-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000791-
Resumo: dc.description.abstractA Casa de Câmara e Cadeia de Rio de Contas-BA faz parte do patrimônio histórico brasileiro e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1959. Hoje, este monumento funciona como Museu Municipal Casa de Câmara e Cadeia de Rio de Contas, sendo um atrativo turístico no município que recebe visitantes de diversas regiões do Brasil. O edifício faz parte do conjunto arquitetônico do município de Rio de Contas e figura como uma das mais imponentes edificações do município, com sua localização na Praça Senador Tanajura, no centro da cidade. Entre os aspectos que atraem os visitantes ao local está a sua importância histórica no contexto da Bahia colonial. Assim, a presente dissertação tem como objetivo discutir o Patrimônio como fonte do conhecimento histórico, numa perspectiva crítica dos processos que envolvem a história da Casa de Câmara e Cadeia enquanto patrimônio cultural. A pesquisa tem o enfoque em não somente levantar dados acerca do seu objeto, mas a sua utilização no ensino de história, configurando-se, assim, numa pesquisa aplicada. Utilizou-se da técnica de pesquisa na categoria documentação indireta, fazendo levantamentos em documentos e bibliografias acerca da temática. Sua classificação se dá na categoria da pesquisa exploratória, com finalidade de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias a fim de formular problemas mais precisos e hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. Neste aspecto, foi concebido na dimensão propositiva um Estudo do Meio como proposta pedagógica para os professores de História, voltado para o reconhecimento da importância do estudo desse patrimônio e da história local no ensino. Esta proposta foi pensada para aplicação em turmas do segundo ano do ensino médio, mas não descarta a possibilidade de uso em outros momentos dessa etapa escolar. Este estudo está inserido na linha de pesquisa Saberes Históricos em diferentes espaços de memória, do Programa PROFHISTÓRIA – Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Campus Vitória da Conquista.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleA Casa de Câmara e Cadeia em Rio de Contas - BA: patrimônio e ensino de história.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
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