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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | EDUARDO DE SALES, JÉSUS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-08T12:08:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-08T12:08:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000788 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação intitulada “Patrimônio Histórico-cultural e Educação Patrimonial em Novo Cruzeiro: uma proposta de sequência didática”, visa apresentar possibilidades de se trabalhar a história local através da utilização de diferentes espaços de memória e patrimônio desse município. Nesse sentido, difundir estratégias de Educação Patrimonial que possibilitem valorizar a história da cidade, priorizando trabalhos de campo direcionados para análise dos bens tombados e inventariados pelo poder público e, com alunos do Ensino Médio da E. E. Eduardo Milton da Silva. Esse estudo busca também analisar e problematizar acerca de locais e/ou eventos relevantes que não aparecem na história oficial do município, tampouco constam no seu inventário. Dessa forma, a Educação Patrimonial torna-se um instrumento que permite ao aluno realizar uma leitura crítica do mundo que o rodeia e não apenas um mero processo de memorização de fatos e descrições inócuas. A proposta didática se fundamenta na perspectiva de “alfabetização cultural” derivada das ideias de Paulo Freire em diálogo com a pedagogia do objeto sugerida por Francisco Régis Lopes Ramos (2004). O produto pedagógico desta pesquisa consiste em uma sequência didática que engloba problematização acerca do patrimônio valorizado ou desprezado pelo poder público, aula de campo, produção de textos e confecção de um jornal sobre alguns bens tangíveis e intangíveis da cidade, escolhidos pelos educandos. Por conseguinte, a utilização de diferentes propostas metodológicas visa possibilitar a realização de uma prática de Educação Patrimonial contextualizada e consistente. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Educação Patrimonial. Ensino e aprendizagem em espaços não-formais. Pedagogia do objeto. Alfabetização cultural. Memória e identidade. Problematização. História Local e Regional. | pt_BR |
| Título: dc.title | Patrimônio Histórico-cultural e Educação Patrimonial em Novo Cruzeiro: uma proposta de sequência didática | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| JÉSUS EDUARDO.pdf | 5,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000788/2/JÉSUS EDUARDO.pdfDownload |
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