Patrimônio Histórico-cultural e Educação Patrimonial em Novo Cruzeiro: uma proposta de sequência didática

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorEDUARDO DE SALES, JÉSUS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-08T12:08:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-08T12:08:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-08-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000788-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação intitulada “Patrimônio Histórico-cultural e Educação Patrimonial em Novo Cruzeiro: uma proposta de sequência didática”, visa apresentar possibilidades de se trabalhar a história local através da utilização de diferentes espaços de memória e patrimônio desse município. Nesse sentido, difundir estratégias de Educação Patrimonial que possibilitem valorizar a história da cidade, priorizando trabalhos de campo direcionados para análise dos bens tombados e inventariados pelo poder público e, com alunos do Ensino Médio da E. E. Eduardo Milton da Silva. Esse estudo busca também analisar e problematizar acerca de locais e/ou eventos relevantes que não aparecem na história oficial do município, tampouco constam no seu inventário. Dessa forma, a Educação Patrimonial torna-se um instrumento que permite ao aluno realizar uma leitura crítica do mundo que o rodeia e não apenas um mero processo de memorização de fatos e descrições inócuas. A proposta didática se fundamenta na perspectiva de “alfabetização cultural” derivada das ideias de Paulo Freire em diálogo com a pedagogia do objeto sugerida por Francisco Régis Lopes Ramos (2004). O produto pedagógico desta pesquisa consiste em uma sequência didática que engloba problematização acerca do patrimônio valorizado ou desprezado pelo poder público, aula de campo, produção de textos e confecção de um jornal sobre alguns bens tangíveis e intangíveis da cidade, escolhidos pelos educandos. Por conseguinte, a utilização de diferentes propostas metodológicas visa possibilitar a realização de uma prática de Educação Patrimonial contextualizada e consistente.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Educação Patrimonial. Ensino e aprendizagem em espaços não-formais. Pedagogia do objeto. Alfabetização cultural. Memória e identidade. Problematização. História Local e Regional.pt_BR
Título: dc.titlePatrimônio Histórico-cultural e Educação Patrimonial em Novo Cruzeiro: uma proposta de sequência didáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
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