PENSANDO A VIOLÊNCIA URBANA: UMA PROPOSTA DE ELETIVA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Cláudia Pires de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-08T16:39:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-08T16:39:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-08-
identificador: dc.identifier.other2025_dis_cpoliveira.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000786-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho estuda violência urbana, esse tema foi Instigado pelos acontecimentos violentos que envolvem os jovens da comunidade da Sapiranga, em específico os alunos da EEMTI João Nogueira Jucá, o projeto de pesquisa foi desenvolvido e apresentado no Profsocio - Programa de Mestrado em Sociologia, e na conclusão do curso será entregue o produto produzido nos referidos estudos; uma eletiva que através de metodologias ativas, estuda sobre a violência urbana juntamente com os alunos, pois esse fato social perpassa por toda a sociedade, sendo mais presente no cotidiano das comunidades periféricas, umas com mais intensidade que outras. A violência urbana é um fenômeno que atinge a juventude ceifando suas vidas ou os levando a se afastar da escola. Os conceitos de “Cultura do Medo” e “Poder”, consequentemente em Glasner e Foucault, são bases teóricas do estudo apresentado A metodologia de pesquisa desenvolvida é classificada como mista, quantitativa/qualitativa, trabalha com dados oficiais do Estado do Ceará sobre evasão, abandono escolar e número de jovens vítimas da violência urbana. A experiência com grupo focal está sendo fundamental como meio do pesquisador ouvir relatos, explicações e a partir dessas experiências fazer os registros no diário de campo, compilando dados quantitativos e qualitativos da pesquisa em um único estudo.. A utilização das metodologias ativas no grupo focal são relevantes para o objetivo dessa pesquisa, por solidificar uma eletiva que utiliza atividades com músicas e suas letras através do estilo musical do funk, devido a proximidade com os gostos musicais da juventude e que muitas vezes é visto pela sociedade como uma música pejorativa, mas muitas trazem temas sensíveis à realidade dos jovens. A eletiva através da orientação dos professores promove reflexões, debates e conscientização, oportunizando a percepção da comunidade onde moram, além das possibilidades adquiridas através do aprendizado, para que esses jovens consigam intervir numa mudança pessoal, orientar os amigos para se afastar da violência e adquiram um senso crítico para desenvolver suas escritas e falas, além dos professores utilizarem as discussões realizadas na referida eletiva, como meio que possibilite o embasamento para fundamentar a escrita dos alunos em possíveis temas das redações do ENEM.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent820kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectviolênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmetodologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteletivaspt_BR
Título: dc.titlePENSANDO A VIOLÊNCIA URBANA: UMA PROPOSTA DE ELETIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
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