Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Helena Regina Becker | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-07T17:22:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-07T17:22:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | Helena Regina Beckerr.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000776 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação discute as possibilidades do ensino de História além dos muros da escola, explorando estratégias para promover encontros dos estudantes com o bairro e a disciplina de História. O estudo aborda o conceito de patrimônio a partir de uma perspectiva centrada nas pessoas, com ênfase em saídas de campo para encontrar pessoas que, devido a seus saberes e fazeres, são considerados patrimônios do bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. A pesquisa se estrutura em torno das questões: "As pessoas podem ser consideradas patrimônio do bairro?" e "Como criar narrativas do bairro a partir dos saberes e fazeres dos seus moradores?". Os objetivos principais são: produzir narrativas sobre o bairro Rubem Berta; sensibilizar os estudantes para a valorização das pessoas que formam o bairro e sua relação com o local; discutir o conceito de patrimônio vinculado às pessoas; e elaborar, junto aos alunos, um caderno de saberes do bairro, com base nas histórias e memórias de seus moradores. Para atender esses objetivos foi constituído um grupo de pesquisa que desenvolveu um “Caderno de Orientação para Entrevistas Escolares” e a partir das entrevistas realizadas, produziu o "Caderno de Saberes e Fazeres do Bairro Rubem Berta". O estudo revelou a importância de valorizar os conhecimentos dos estudantes sobre seu entorno, tornando-os protagonistas de suas próprias histórias. Além disso, destacou a relevância de reconhecer as pessoas de bairros muitas vezes marginalizados, evidenciando que seus saberes e fazeres constituem verdadeiros patrimônios culturais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 15.700kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio Cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e Fazeres | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Bairro Rubem Berta | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas Locais | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História no Bairro Rubem Berta: Quando as Pessoas são o Patrimônio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Helena Regina Becker.pdf | dissertação | 15,66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000776/1/Helena Regina Becker.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: