Eu me lembro como se fosse ontem: Memória e identidade em relatos individuais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Alagoaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, André Suêldo Tavares de-
Autor(es): dc.contributor.authorCastilho, Fábio Francisco de Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Jarbas Maurício-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-07T16:26:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-07T16:26:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-07-
identificador: dc.identifier.otherEU ME LEMBRO COMO FOSSE ONTEM.pdf (1)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000774-
Resumo: dc.description.abstractO presente material é a coletânea de textos desenvolvidos por estudantes da disciplina Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas (Profept/Ifal), turma 2024. Além dessa turma, colaborou de maneira especial a egressa da turma de 2022 Roseany Maria Araújo de Almeida, Por fim. completa a coletânea de textos, um relato do professor Fábio Castilho. Agradecemos as estudantes e estudantes que aceitaram o desafio e compartilharam seus registros pessoais com a intenção de refletir sobre os usos da memória. O objetivo era revisitar memórias individuais a partir dos debates promovidos à luz das referências bibliográficas da disciplina. Sabemos que a memória é uma representação da sociedade, que incorpora o presente e as perspectivas sobre o passado. Além disso, a memória está intimamente ligada à identidade, tanto a pessoal como a coletiva e ela ajuda a construir a sensação de continuidade e coerência, contribuindo para a constituição de identidades coletivas e culturais. No entanto, é preciso ter cuidado para não confundir memória com lembrança, e para não deixar que a memória influencie a história de forma tendenciosa. A partir desse referencial, pedimos para os estudantes desenvolverem um relato pessoal de episódios marcantes em suas trajetórias a partir de suas lembranças, em um segundo momento deveriam confrontar essa lembraça, buscando outras memórias ou fontes que fizessem rever ou complementar o relato incial. O resultado pode ser conferido nos textos que seguem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectMestrado Profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOrganização e Memóriapt_BR
Título: dc.titleEu me lembro como se fosse ontem: Memória e identidade em relatos individuaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - Profept/ALpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrganização e Memória dos espaços formais e não formaispt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons