Farmacovigilância como termômetro da qualidade

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Autor(es): dc.contributorInstituto de Ciências, Tecnológia e Qualidade (ICTQ)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorColli, Luciana Ferreira Mattos Colli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-07T13:10:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-07T13:10:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.youtube.com/watch?v=e84gbVmqYHY&list=PLenZX73gqyI4kZe5PiITtKNBkY9XC_oOI&index=12-
identificador: dc.identifier.otherFarmacovigilância como termômetro da qualidadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000771-
Resumo: dc.description.abstractFarmacovigilância. Farmacovigilância é um termômetro, e é um termômetro do mercado. Afinal de contas, ela é uma porta com o mercado. O mercado comunica-se com a empresa através de reclamações, queixas técnicas, relatos de eventos adversos com os nossos produtos, os produtos que nós fabricamos. E, hoje, né, tem legislação recente e algumas mudanças, mudanças muito importantes. E sem falar que a farmacovigilância é, sim, um termômetro para o sistema da gestão da qualidade farmacêutica. Quando você tem uma grande quantidade de queixas, de reclamações do seu sistema de farmacovigilância, acende o que? Uma luz vermelha na qualidade. O que está acontecendo com os nossos produtos? O que está acontecendo na empresa? O que nós não estamos percebendo aqui, dentro da estrutura? Por que o mercado está tendo que nos falar isso? É lógico que a gente entende que existem alguns eventos adversos que acontecem com os pacientes, independente do produto ter ou não desvio da qualidade. Existem aquelas reações próprias de cada pessoa e de cada indivíduo. E, muitas vezes quando você vai checar o seu lote, o lote está todo adequado, não existe nenhum desvio da qualidade com o lote, é o que nós chamamos de idiossincrasias, que são as respostas específicas que cada indivíduo, cada ser humano pode dar a um produto farmacêutico ou a qualquer outro item. Mas, é importante que, apesar desse filtro, a gente entenda que o sistema de gestão das reclamações e a própria sistemática de farmacovigilância, que, muitas vezes e em muitas empresas, fica no seio da garantia da qualidade, é um termômetro para dizer como os nossos processos estão e como eles estão percebidos e são percebidos por nossos clientes, por nossos usuários do medicamento. Eu sei que não é confortável abrir o Notivisa e achar lá uma notificação, ou mesmo, que essa chegue através do nosso 0800. Mas, a gente precisa entender que é um momento de amadurecimento, é um momento de pesquisa e é um momento de investigação: o que está acontecendo com o nosso produto? E mais. Pode ser um momento de evitar consequências maiores, fruto de um desvio que possa estar acontecendo. A legislação trouxe mudanças, trouxe mudanças importantes e, principalmente, no que tange o uso off label de medicamentos. Hoje a Agência quer que a gente comunique, caso tenha ciência, de que o nosso produto está sendo feito um uso off label. Isso traz um novo panorama para a farmacovigilância e para o sistema de gestão da qualidade farmacêutica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent480ppt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePadrãopt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectNotificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEvento adversopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQueixa técnicapt_BR
Título: dc.titleFarmacovigilância como termômetro da qualidadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseGestão da Qualidadept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFarmacovigilância de produtospt_BR
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