
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Narciso Amâncio da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-07T12:55:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-07T12:55:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Uso da história local, no ensino de história, para uma aprendizagem significativa | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000770 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho foi desenvolvido a partir de reflexões baseadas no ensino de história. Na busca constante por estratégias pedagógicas que venham a tornar possível o pensar da história ensinada em acordo com a história vivida. Intitulado “Uso da história local, no ensino de história, para uma aprendizagem significativa”, este trabalho tem por objetivo fundamental investigar como a história local pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa no ensino de história. A metodologia de estudo da história local através de aulas de campo e análise de documentos em sala de aula, nortearam a elaboração da pesquisa. Estudar a partir daquilo que está próximo e que faz parte do cotidiano do aluno é pressuposto básico para uma aprendizagem mais significativa. Além da dissertação, como parte integrante da pesquisa há uma caixa de história, como material didático, para servir de apoio às aulas sobre a história de São Gonçalo dos Campos. Essa caixa conta, em seu exterior, com desenhos de locais históricos do município, e no seu interior divide-se em quatro seções, com documentos ligados a: fundação, aspectos socioeconômicos, festas populares e fotografias antigas da cidade | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 6,6 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história; aprendizagem significativa; história local; São Gonçalo dos Campos; | pt_BR |
| Título: dc.title | USO DA HISTÓRIA LOCAL, NO ENSINO DE HISTÓRIA, PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação - Narciso Amâncio - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 6,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000770/2/Dissertação - Narciso Amâncio - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons