
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | CLADIVAN NUNES DE SOUZA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-07T17:17:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-07T17:17:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | CLADIVAN NUNES DE SOUZAa.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000762 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa aborda o patrimônio cultural de Icó-CE, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1997. Desde então, os monumentos construídos a partir de incursões coloniais na região ganharam páginas de materiais didáticos para utilização nas escolas de Educação Básica do município. Trata-se de um acervo que traz as marcas da colonialidade, invisibilizando as populações indígenas e afrodiaspóricas. A intencionalidade desta pesquisa é fazer a crítica ao colonialismo presente nas abordagens dos materiais didáticos sobre o patrimônio de Icó e intervir neles de modo que subverta o discurso colonial. O corpus empírico da pesquisa são os materiais didáticos produzidos no âmbito das políticas de salvaguarda, entre os anos de 2009 e 2011. A metodologia implicou analisar estes materiais didáticos; identificar como os elementos étnicos, indígenas e africanos emergem nas ações de tombamento e no Ensino de História Patrimonial Local; e propor intervenções no material didático publicado em 2011 – pois está configurado em termos de um livro didático. A partir desse estudo, considera-se a relevância em pensar a cidade de Icó-CE, seu patrimônio reconhecido, o não-reconhecido e como a articulação entre tais patrimônios pode visibilizar os povos Ikós e afro-brasileiros. O entendimento do que é Educação para o patrimônio na cidade e para ela (para os Icoenses, também) ganha maior sentido quando há a proposição do pensar a multiplicidade de agentes de sua construção – especialmente aqueles agentes que estão (in)visibilizados pelo colonialismo. Como dimensão propositiva, foram elaboradas intervenções que objetivam ser (contra)narrativas, deslocamentos, estranhamentos, perguntas e provocações, de maneira que permita diálogos em sala de aula, entre professoras/es e alunas/os, permeados por outras referências, outros sujeitos, que suscitam pensar a partir de (Re)existências e Resistências dos povos originários e afro-brasileiros. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5,450kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | (In)visibilidade afro-indígena | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | (Re)existências | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Icó-CE | pt_BR |
| Título: dc.title | Ensino de História e Patrimônio Cultural: (In)visibilidades Afro-Indígenas em Icó-CE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Pós-Graduação em em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | dissertação | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Cladivan Nunes de Souza.pdf | dissertação | 4,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000762/1/Cladivan Nunes de Souza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: