Ensino de História e Patrimônio Cultural: (In)visibilidades Afro-Indígenas em Icó-CE

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Autor(es): dc.contributorUFRGSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCLADIVAN NUNES DE SOUZA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-07T17:17:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-07T17:17:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherCLADIVAN NUNES DE SOUZAa.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000762-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa aborda o patrimônio cultural de Icó-CE, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1997. Desde então, os monumentos construídos a partir de incursões coloniais na região ganharam páginas de materiais didáticos para utilização nas escolas de Educação Básica do município. Trata-se de um acervo que traz as marcas da colonialidade, invisibilizando as populações indígenas e afrodiaspóricas. A intencionalidade desta pesquisa é fazer a crítica ao colonialismo presente nas abordagens dos materiais didáticos sobre o patrimônio de Icó e intervir neles de modo que subverta o discurso colonial. O corpus empírico da pesquisa são os materiais didáticos produzidos no âmbito das políticas de salvaguarda, entre os anos de 2009 e 2011. A metodologia implicou analisar estes materiais didáticos; identificar como os elementos étnicos, indígenas e africanos emergem nas ações de tombamento e no Ensino de História Patrimonial Local; e propor intervenções no material didático publicado em 2011 – pois está configurado em termos de um livro didático. A partir desse estudo, considera-se a relevância em pensar a cidade de Icó-CE, seu patrimônio reconhecido, o não-reconhecido e como a articulação entre tais patrimônios pode visibilizar os povos Ikós e afro-brasileiros. O entendimento do que é Educação para o patrimônio na cidade e para ela (para os Icoenses, também) ganha maior sentido quando há a proposição do pensar a multiplicidade de agentes de sua construção – especialmente aqueles agentes que estão (in)visibilizados pelo colonialismo. Como dimensão propositiva, foram elaboradas intervenções que objetivam ser (contra)narrativas, deslocamentos, estranhamentos, perguntas e provocações, de maneira que permita diálogos em sala de aula, entre professoras/es e alunas/os, permeados por outras referências, outros sujeitos, que suscitam pensar a partir de (Re)existências e Resistências dos povos originários e afro-brasileiros.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,450kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimôniopt_BR
Palavras-chave: dc.subject(In)visibilidade afro-indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subject(Re)existênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIcó-CEpt_BR
Título: dc.titleEnsino de História e Patrimônio Cultural: (In)visibilidades Afro-Indígenas em Icó-CEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-Graduação em em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinedissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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