
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | GUILHERME RUNGE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-07T17:07:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-07T17:07:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Guilherme Runge (1) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000761 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação é uma experiência realizada nos anos de 2023 e 2024 envolvendo a relação entre uma rádio comunitária e uma escola pública de ensino fundamental no município de Cachoeirinha no Rio Grande do Sul, ambas localizadas na mesma encruzilhada. São analisadas diversas experiências de educomunicação entre rádios e escolas no Brasil, na América Latina e no mundo, mas é a referência latino-americana que irá servir de exemplo com a proposta da Comunicação para o Bem-Viver. A partir das aulas de história, estudantes adolescentes são convidados a participar da pesquisa voltada para a Educação das Relações Étnico Raciais na perspectiva da interseccionalidade como práxis crítica. No diálogo com a Pedagogia das Encruzilhadas o professor assume a identidade de um educador Exu e convida os estudantes para a tarefa de entrevistar os profissionais negros e negras da escola para conhecer e valorizar as suas trajetórias. Nesse processo, o engajamento e o protagonismo estudantil são objetivos que levam à produção de programas de rádio para discutir e enfrentar opressões de raça, gênero, classe, orientação sexual, capacidade, nacionalidade e religião. A prática oriunda dessa pesquisa é reveladora do racismo estrutural e de diversas opressões interseccionadas exigindo ações antirracistas e antiopressões que indicam alguns caminhos no cruzeiro. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 19.000kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Rádio Comunitária | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | interseccionalidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | pedagogia das encruzilhadas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ERER | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | educação antirracista | pt_BR |
| Título: dc.title | RÁDIO COMUNITÁRIA E INTERSECCIONALIDADE NA ENCRUZILHADA DO ENSINO DE HISTÓRIA EM CACHOEIRINHA/RS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | dissertação | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Guilherme Runge (1)_compressed.pdf | dissetação | 3,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000761/1/Guilherme Runge (1)_compressed.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: