
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | JOÃO HENRIQUE COUTO SCOTTO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-07T16:56:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-07T16:56:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | João Henrique Couto Scotto (2) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000760 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Laboratório de História e Jogos (LHJ) é uma proposta pedagógica focada na transformação da prática dos jogos de mercado com contexto histórico em instrumentos de emancipação e resistência para estudantes da educação básica. O objetivo central é adaptar esses jogos em atividades educativas que promovam um olhar crítico e reflexivo sobre a realidade. A pesquisa explora como jogos, tanto analógicos quanto digitais, podem ser utilizados no ensino de história para ampliar a consciência dos alunos sobre temas sociais e históricos, integrando-se ao cotidiano e à cultura da indústria cultural. A metodologia envolve três capítulos: o primeiro define o conceito de jogo e discute o papel deste dentro da perspectiva do LHJ; o segundo analisa o mercado de jogos e o potencial educativo dos jogos de mercado sob uma perspectiva crítica da Indústria Cultural, fundamentada em autores da Escola de Frankfurt como Adorno, Horkheimer e Benjamin, mas também sobre uma perspectiva positivada, de recriação do jogo; o terceiro capítulo desenvolve a criação do LHJ, relacionando-o com teorias pedagógicas de Paulo Freire e Saviani para promover a conscientização e a transformação social. Com isso, o estudo busca contribuir para uma abordagem crítica e emancipatória no ensino de história, utilizando o jogo como recurso didático que estimula a autonomia e resistência frente às imposições culturais e sociais. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 121371kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Laboratório de História e Jogos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Emancipatória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos Mercadológicos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos e o Ensino de História | pt_BR |
| Título: dc.title | O Laboratório de História e Jogos: aprendizagem e pesquisa da História a partir dos jogos de mercado com contexto histórico | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | dissertação | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| João Henrique Couto Scotto (2).pdf | dissertação | 12,37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000760/1/João Henrique Couto Scotto (2).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: