
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | ANA PAULA DELGADO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-07T16:53:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-07T16:53:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ana Paula Delgado (2) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000759 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como principal objetivo apresentar uma experiência na aula de história sobre a educação patrimonial no Colégio Ruben Berta, localizado na cidade de Porto Alegre (RS). A proposta de reflexão e de investigação histórica a partir do patrimônio escolar, dialoga com os conceitos de memória, identidade e cultura digital. Este trabalho, realizado com alunos do Ensino Médio, parte da problemática da preservação da memória do patrimônio escolar através das mídias digitais, com o objetivo de entender como a abordagem historiográfica, aliada à educação patrimonial, pode enriquecer o ensino de História, especialmente ao conectá-lo à realidade local dos estudantes. A partir de roteiros criados para a sala de aula, o trabalho foi realizado com enfoques no patrimônio cultural, no planejamento pedagógico, na história escolar, na utilização das mídias digitais, e por fim na criação de um site de memórias. As fontes históricas foram analisadas e selecionadas pelos estudantes e contam com fotografias do colégio de diferentes épocas, documentos oficiais, jornais antigos, objetos materiais e entrevistas com a comunidade escolar. Utilizando como suporte as mídias digitais, os alunos reuniram informações, analisaram, selecionaram e criaram narrativas históricas acerca das fontes escolhidas. Através de discussões sobre patrimônios materiais e imateriais, os educandos foram incentivados a refletir sobre a importância da preservação, do reconhecimento, da identificação e da valorização desses bens culturais. Essa abordagem permitiu que os alunos entendessem o papel dos patrimônios na formação da identidade coletiva e individual, além de desenvolverem uma consciência crítica sobre a necessidade de preservar esses elementos para as gerações futuras. Ao envolver-se ativamente com o tema, os estudantes também passaram a reconhecer a relevância de sua própria cultura e história local, fortalecendo o senso de pertencimento e responsabilidade com o ambiente escolar e a comunidade onde vivem. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 7.250KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | identidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura Digital | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio Escolar | pt_BR |
| Título: dc.title | EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CULTURA DIGITAL NA AULA DE HISTÓRIA - UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO RUBEN BERTA (PORTO ALEGRE -RS) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | dissertação | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Ana Paula Delgado (2).pdf | dissertação | 7,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000759/1/Ana Paula Delgado (2).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: