EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CULTURA DIGITAL NA AULA DE HISTÓRIA - UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO RUBEN BERTA (PORTO ALEGRE -RS)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRGSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorANA PAULA DELGADO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-07T16:53:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-07T16:53:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherAna Paula Delgado (2)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000759-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como principal objetivo apresentar uma experiência na aula de história sobre a educação patrimonial no Colégio Ruben Berta, localizado na cidade de Porto Alegre (RS). A proposta de reflexão e de investigação histórica a partir do patrimônio escolar, dialoga com os conceitos de memória, identidade e cultura digital. Este trabalho, realizado com alunos do Ensino Médio, parte da problemática da preservação da memória do patrimônio escolar através das mídias digitais, com o objetivo de entender como a abordagem historiográfica, aliada à educação patrimonial, pode enriquecer o ensino de História, especialmente ao conectá-lo à realidade local dos estudantes. A partir de roteiros criados para a sala de aula, o trabalho foi realizado com enfoques no patrimônio cultural, no planejamento pedagógico, na história escolar, na utilização das mídias digitais, e por fim na criação de um site de memórias. As fontes históricas foram analisadas e selecionadas pelos estudantes e contam com fotografias do colégio de diferentes épocas, documentos oficiais, jornais antigos, objetos materiais e entrevistas com a comunidade escolar. Utilizando como suporte as mídias digitais, os alunos reuniram informações, analisaram, selecionaram e criaram narrativas históricas acerca das fontes escolhidas. Através de discussões sobre patrimônios materiais e imateriais, os educandos foram incentivados a refletir sobre a importância da preservação, do reconhecimento, da identificação e da valorização desses bens culturais. Essa abordagem permitiu que os alunos entendessem o papel dos patrimônios na formação da identidade coletiva e individual, além de desenvolverem uma consciência crítica sobre a necessidade de preservar esses elementos para as gerações futuras. Ao envolver-se ativamente com o tema, os estudantes também passaram a reconhecer a relevância de sua própria cultura e história local, fortalecendo o senso de pertencimento e responsabilidade com o ambiente escolar e a comunidade onde vivem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.250KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectidentidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio Escolarpt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CULTURA DIGITAL NA AULA DE HISTÓRIA - UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO RUBEN BERTA (PORTO ALEGRE -RS)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinedissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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