Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lena, Ângelo Valentim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-07T01:10:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-07T01:10:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | A Avaliação Acadêmica na Educação Infantil: A Lacuna na Sistematização dos Registros na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000755 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Apresentamos um relato de experiência que analisa criticamente a ausência de instrumentos sistematizados de avaliação na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá (RME). Apesar do reconhecimento social do trabalho realizado pelos Centros de Educação Infantil Cuiabanos (CEICs), expressa na crescente procura por vagas, os registros avaliativos institucionais ainda não refletem com precisão as conquistas de desenvolvimento das crianças. A partir da vivência prática e da observação das rotinas escolares, propõe-se a sistematização de registros que articulem dimensões do cuidado, da autonomia infantil e da realidade material cotidiana, com potencial para subsidiar decisões pedagógicas e políticas públicas. A ausência de dados objetivos e organizados tem impedido que os avanços sejam reconhecidos e que as reais necessidades da Rede sejam enfrentadas com base em evidências. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 180 kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rede Municipal de Ensino e Cuiabá | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia Infantil | - |
Título: dc.title | A Avaliação na Educação Infantil: A Lacuna nos Registros Institucionais da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Pedagogia | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Avaliação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons