Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lena, Ângelo Valentim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-06T03:24:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-06T03:24:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Pré-escola (In)completa: Um Estudo sobre a Ociosidade de Vagas na Pré-escola Pública de Cuiabá | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000750 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo analisa a persistente ociosidade de vagas no Grupo G4 da Educação Infantil na Rede Municipal de Educação de Cuiabá (RME), mesmo diante da expansão planejada da oferta pública de Pré-escola. A partir de levantamento de dados do SIGEEC (Sistema de Gestão Educacional da Escola Cuiabana), projeções demográficas e informações históricas de matrícula, identifica-se que, nos anos de 2023 a 2025, a taxa de ocupação das turmas de G4 se manteve abaixo da capacidade instalada, gerando uma lacuna significativa no percurso educacional das crianças de 4 anos. Discute-se o impacto dessa ausência precoce na continuidade formativa, no planejamento pedagógico e na equidade do acesso educacional. Argumenta-se que fatores culturais, logísticos e estruturais contribuem para esse fenômeno, bem como a priorização política das etapas de creche (G0 a G3) e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por fim, o estudo propõe diretrizes para superação dessa lacuna e ressalta a importância do monitoramento contínuo da demanda, especialmente com vistas ao ano letivo de 2026. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 250 kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fluxo escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Microplanejamento educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ociosidade de vagas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pré-escola | - |
Título: dc.title | Pré-escola Incompleta em Cuiabá: Um Estudo sobre a Ociosidade de Vagas na Pré-escola Pública de Cuiabá | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Pedagogia | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História da Educação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons