Arquivo: Produto.mp4

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS SURDOS: UMA PROPOSTA DE VIDEODOCUMENTÁRIO E SUAS ANÁLISES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKarina Silva, Gisela Pinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-03T00:19:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-03T00:19:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherProdutopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000662-
Resumo: dc.description.abstractO vídeo apresentado é fruto da continuidade da pesquisa desenvolvida no mestrado em Educação Matemática e foi construído com base em entrevistas semiestruturadas realizadas com professores da Educação Básica que atuam ou atuaram com alunos surdos no ensino de Matemática, sejam eles jovens, adultos ou crianças. As entrevistas foram pensadas a partir de um mapeamento prévio de produções acadêmicas que abordam a Educação Matemática de jovens e adultos surdos no Brasil entre os anos de 2000 e 2020, tendo como objetivo principal comparar as práticas e desafios relatados pelos professores com os resultados encontrados na literatura. O vídeo-documentário busca dar visibilidade às experiências docentes, evidenciando os caminhos percorridos por professores que se depararam com a presença de alunos surdos em suas salas de aula e, diante disso, buscaram formação continuada ou alternativas para promover um ensino mais acessível e eficaz. Entre os relatos, destacam-se questões relacionadas à ausência de preparo nas graduações para lidar com a comunidade surda, à importância da Libras no processo de ensino-aprendizagem e à necessidade de repensar práticas pedagógicas frente à diversidade presente na EJA e em outros contextos educacionais. A produção do vídeo também se justifica pela urgência de discutir e divulgar experiências reais que envolvem a Educação de surdos, especialmente no que se refere ao ensino de Matemática, área ainda marcada por desafios quando se trata da inclusão de alunos surdos. A proposta visa contribuir com a formação inicial e continuada de professores, além de reforçar a importância de políticas públicas que valorizem a formação docente para atuar com a Educação Especial em diferentes modalidades e etapas de ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent709 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeMP4pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectalunos surdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsurdezpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLibraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de surdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Título: dc.titleREFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS SURDOS: UMA PROPOSTA DE VIDEODOCUMENTÁRIO E SUAS ANÁLISESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons