Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Karina Silva, Gisela Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-03T00:19:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-03T00:19:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000662 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O vídeo apresentado é fruto da continuidade da pesquisa desenvolvida no mestrado em Educação Matemática e foi construído com base em entrevistas semiestruturadas realizadas com professores da Educação Básica que atuam ou atuaram com alunos surdos no ensino de Matemática, sejam eles jovens, adultos ou crianças. As entrevistas foram pensadas a partir de um mapeamento prévio de produções acadêmicas que abordam a Educação Matemática de jovens e adultos surdos no Brasil entre os anos de 2000 e 2020, tendo como objetivo principal comparar as práticas e desafios relatados pelos professores com os resultados encontrados na literatura. O vídeo-documentário busca dar visibilidade às experiências docentes, evidenciando os caminhos percorridos por professores que se depararam com a presença de alunos surdos em suas salas de aula e, diante disso, buscaram formação continuada ou alternativas para promover um ensino mais acessível e eficaz. Entre os relatos, destacam-se questões relacionadas à ausência de preparo nas graduações para lidar com a comunidade surda, à importância da Libras no processo de ensino-aprendizagem e à necessidade de repensar práticas pedagógicas frente à diversidade presente na EJA e em outros contextos educacionais. A produção do vídeo também se justifica pela urgência de discutir e divulgar experiências reais que envolvem a Educação de surdos, especialmente no que se refere ao ensino de Matemática, área ainda marcada por desafios quando se trata da inclusão de alunos surdos. A proposta visa contribuir com a formação inicial e continuada de professores, além de reforçar a importância de políticas públicas que valorizem a formação docente para atuar com a Educação Especial em diferentes modalidades e etapas de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 709 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | MP4 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | alunos surdos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | surdez | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Título: dc.title | REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS SURDOS: UMA PROPOSTA DE VIDEODOCUMENTÁRIO E SUAS ANÁLISES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto.mp4 | 726,62 MB | MP4 | /bitstream/capes/1000662/2/Produto.mp4Download |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons