
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Fiuza, Ana Cristina Borges | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Alcântara, Euripa Aparecida Ribeiro de A | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Kelly Cristina Souza Gonçalves S | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Corrêa, Thiago Henrique Barnabé C | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-02T18:17:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-02T18:17:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/1272 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 028+Cuadernos | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000661 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Ao acolhermos e adotarmos a Perspectiva Ecologista de Educação, procuramos discutir aspectos teóricos metodológicos alusivos ao processo de formação docente entrelaçando “nós” sobre narrar e pesquisar, na dinâmica da pesquisa (auto)biográfica. O presente artigo tem como eixo central destacar e discutir noções conceituais no campo das narrativas e (auto)biografias, como possibilidades de projetar-planejar-pensar-fazer pesquisas em diferentes segmentos e inovações da educação. Algumas de nossas reflexões nos inserimos em um conjunto de discussão que levou aos seguintes questionamentos: O que é narrativa ficcional? Qual a importância das narrativas nas pesquisas científicas? As narrativas são capazes de provocar transformação? Qual a contribuição da pesquisa autobiográfica na construção do fazer-saber? A metodologia é fundamentada em discursos de pesquisa narrativa, tendo como objeto de estudo, a experiência dos participantes e esta é comprovada e expressa também de modo narrativo. A discussão explicitada destaca princípios epistemológicos e metodológicos da abordagem qualitativa de pesquisa, como estímulo para se pensar a formação docente, fazendo uso da partilha de conhecimentos e das histórias pessoais, patenteando saberes e experiências por vezes, silenciosas, construídas sobre si e a vida-pessoal-profissional em formação. Na contemporaneidade, as narrativas e as autobiografias edificadas por meio de ações colaborativas revelam modos outros de pensar e fazer ciência com produção de sentidos e de subjetividades. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 331 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa (auto)biográfica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| Título: dc.title | A narrativa (auto)biográfica e ficcional como modos outros de habitar a pesquisa em educação | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Pós Graduação Stricto Sensu em Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons