A narrativa (auto)biográfica e ficcional como modos outros de habitar a pesquisa em educação

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFiuza, Ana Cristina Borges-
Autor(es): dc.contributor.authorAlcântara, Euripa Aparecida Ribeiro de A-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Kelly Cristina Souza Gonçalves S-
Autor(es): dc.contributor.authorCorrêa, Thiago Henrique Barnabé C-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-02T18:17:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-02T18:17:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/1272-
identificador: dc.identifier.other028+Cuadernospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000661-
Resumo: dc.description.abstractAo acolhermos e adotarmos a Perspectiva Ecologista de Educação, procuramos discutir aspectos teóricos metodológicos alusivos ao processo de formação docente entrelaçando “nós” sobre narrar e pesquisar, na dinâmica da pesquisa (auto)biográfica. O presente artigo tem como eixo central destacar e discutir noções conceituais no campo das narrativas e (auto)biografias, como possibilidades de projetar-planejar-pensar-fazer pesquisas em diferentes segmentos e inovações da educação. Algumas de nossas reflexões nos inserimos em um conjunto de discussão que levou aos seguintes questionamentos: O que é narrativa ficcional? Qual a importância das narrativas nas pesquisas científicas? As narrativas são capazes de provocar transformação? Qual a contribuição da pesquisa autobiográfica na construção do fazer-saber? A metodologia é fundamentada em discursos de pesquisa narrativa, tendo como objeto de estudo, a experiência dos participantes e esta é comprovada e expressa também de modo narrativo. A discussão explicitada destaca princípios epistemológicos e metodológicos da abordagem qualitativa de pesquisa, como estímulo para se pensar a formação docente, fazendo uso da partilha de conhecimentos e das histórias pessoais, patenteando saberes e experiências por vezes, silenciosas, construídas sobre si e a vida-pessoal-profissional em formação. Na contemporaneidade, as narrativas e as autobiografias edificadas por meio de ações colaborativas revelam modos outros de pensar e fazer ciência com produção de sentidos e de subjetividades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent331 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectNarrativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa (auto)biográficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação docentept_BR
Título: dc.titleA narrativa (auto)biográfica e ficcional como modos outros de habitar a pesquisa em educaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós Graduação Stricto Sensu em Educaçãopt_BR
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