FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EPCT DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM CTS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFONTES, MARÍLIA PINTO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-01T22:19:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-01T22:19:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-01-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000640-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo propor uma formação continuada para docentes da educação profissional científica e tecnológica da rede estadual de ensino da Bahia na perspectiva da educação em ciência tecnologia e sociedade para que compreendam a importância da pesquisa como princípio educativo, tendo como condutores os objetivos específicos: a) Estudar as bases teóricas da EPCT e da educação em , seus entrelaçamentos e distanciamentos; b) Planejar um curso de 30h sobre a educação em CTS para os docentes da EPCT da rede estadual de ensino da Bahia, tendo a pesquisa como princípio educativo; c) Estudar e utilizar na proposta de formação a metodologia dos 3MPS de Paulo Freire, como proposta metodológica. A presente pesquisa possui um percurso metodológico a partir do seu caráter qualitativo, que proporciona a construção e/ou revisão de novas abordagens, conceitos e categorias referente ao fenômeno estudado de uma sociedade, tendo-se respeito pela diversidade existente, onde buscamos fazer uma revisão bibliográfica sobre a educação profissional científica e tecnológica, a abordagem Ciência Tecnologia, a proposta de Educação em CTS, bem como algumas concepções sobre a formação docente. A metodologia de análise de dados desta pesquisa utiliza a técnica de Análise de Conteúdo ,que objetiva analisar o que foi dito em meio a uma investigação, construindo e apresentando concepções em torno de um objeto de estudo. O desenvolvimento do presente estudo possibilitou a análise dos distanciamentos e possíveis inter-relações entre os princípios e concepções da EPCT e a proposta da Educação em CTS através da revisão bibliográfica e dos documentos norteadores da EPCT. Na análise da formação docente pudemos perceber a importância da formação continuada no exercício da docência para as adequações da contemporaneidade, bem como para atender os anseios de uma sociedade em constante transformação. Percebemos nos questionamentos feitos aos participantes deste processo investigativo, o quanto muitos adentraram à docência sem a devida afinidade e essencial preparo. Diante deste arcabouço defendemos as abordagens CTS na EPCT, para contribuir com a formação de sujeitos potencialmente capazes e em condições de criar uma criticidade própria diante das produções da ciência e da tecnologia. A partir desse pensamento acreditamos que o Produto Educacional “ Formação Continuada para professores - Educação em CTS na Educação Profissional e Tecnológica”, poderá contribuir de maneira significativa aos docentes e docentes em formação trazendo uma concepção de aprendizagem dialogada e referenciada socialmente. Na condição de pesquisadora implicada, é possível afirmar que trazer a abordagem CTS ao espaço de desenvolvimento da EPCT, caracteriza-se numa quebra de paradigma escola/ professor, por fomentar a pesquisa como princípio educativo, rompendo a premissa que os professores são meros transmissores de informações, tornando-os formadores de pessoas capazes de compreender o mundo contemporâneo que estão inseridos dentro de sua singularidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent%MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional, Científica e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em CTS/CTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EPCT DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM CTSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons