
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | FONTES, MARÍLIA PINTO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-01T22:19:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-01T22:19:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-01 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000640 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo propor uma formação continuada para docentes da educação profissional científica e tecnológica da rede estadual de ensino da Bahia na perspectiva da educação em ciência tecnologia e sociedade para que compreendam a importância da pesquisa como princípio educativo, tendo como condutores os objetivos específicos: a) Estudar as bases teóricas da EPCT e da educação em , seus entrelaçamentos e distanciamentos; b) Planejar um curso de 30h sobre a educação em CTS para os docentes da EPCT da rede estadual de ensino da Bahia, tendo a pesquisa como princípio educativo; c) Estudar e utilizar na proposta de formação a metodologia dos 3MPS de Paulo Freire, como proposta metodológica. A presente pesquisa possui um percurso metodológico a partir do seu caráter qualitativo, que proporciona a construção e/ou revisão de novas abordagens, conceitos e categorias referente ao fenômeno estudado de uma sociedade, tendo-se respeito pela diversidade existente, onde buscamos fazer uma revisão bibliográfica sobre a educação profissional científica e tecnológica, a abordagem Ciência Tecnologia, a proposta de Educação em CTS, bem como algumas concepções sobre a formação docente. A metodologia de análise de dados desta pesquisa utiliza a técnica de Análise de Conteúdo ,que objetiva analisar o que foi dito em meio a uma investigação, construindo e apresentando concepções em torno de um objeto de estudo. O desenvolvimento do presente estudo possibilitou a análise dos distanciamentos e possíveis inter-relações entre os princípios e concepções da EPCT e a proposta da Educação em CTS através da revisão bibliográfica e dos documentos norteadores da EPCT. Na análise da formação docente pudemos perceber a importância da formação continuada no exercício da docência para as adequações da contemporaneidade, bem como para atender os anseios de uma sociedade em constante transformação. Percebemos nos questionamentos feitos aos participantes deste processo investigativo, o quanto muitos adentraram à docência sem a devida afinidade e essencial preparo. Diante deste arcabouço defendemos as abordagens CTS na EPCT, para contribuir com a formação de sujeitos potencialmente capazes e em condições de criar uma criticidade própria diante das produções da ciência e da tecnologia. A partir desse pensamento acreditamos que o Produto Educacional “ Formação Continuada para professores - Educação em CTS na Educação Profissional e Tecnológica”, poderá contribuir de maneira significativa aos docentes e docentes em formação trazendo uma concepção de aprendizagem dialogada e referenciada socialmente. Na condição de pesquisadora implicada, é possível afirmar que trazer a abordagem CTS ao espaço de desenvolvimento da EPCT, caracteriza-se numa quebra de paradigma escola/ professor, por fomentar a pesquisa como princípio educativo, rompendo a premissa que os professores são meros transmissores de informações, tornando-os formadores de pessoas capazes de compreender o mundo contemporâneo que estão inseridos dentro de sua singularidade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | %MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional, Científica e Tecnológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em CTS/CTSA | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
| Título: dc.title | FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EPCT DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM CTS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto_Educacional-Marilia_Pinto_Fontes.pdf | 182.31 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000640/2/Produto_Educacional-Marilia_Pinto_Fontes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons