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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Escola Municipal de Educação Básica do Campo Prof. Hilda Caetano de Oliveira Leite | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lena, Ângelo Valentim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-01T03:46:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-01T03:46:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | analisa a realidade socioeducacional vivida pelas crianças e jovens do Distrito do Sucuri, zona rural de Cuiabá/MT, tendo como foco a atuação da EMEB do Campo Profª Hilda Caetano de Oliveira Leite. A partir de dados extraídos do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da unidade, bem como da observação prática da gestão escolar, problematiza-se o esvaziamento da educação básica no território — intensificado desde a descontinuidade do Ensino Médio em 2005 e dos Anos Finais do Ensino Fundamental em 2017 — como elemento central do êxodo juvenil. Ao invés de uma visão romântica ou determinista sobre a vida no campo, o estudo propõe compreender o potencial de permanência com qualidade, desde que sejam garantidos os direitos sociais básicos e uma educação que valorize as vivências, culturas e possibilidades locais. Com isso, defende-se a criação de um Polo Educacional Rural Integrado como alternativa para reverter os processos de marginalização e fortalecer o campo como espaço legítimo de vida e de futuro. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000630 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Análise da realidade socioeducacional vivida pelas crianças e jovens do Distrito do Sucuri, zona rural de Cuiabá/MT, tendo como foco a atuação da EMEB do Campo Profª Hilda Caetano de Oliveira Leite. A partir de dados extraídos do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da unidade, bem como da observação prática da gestão escolar, problematiza-se o esvaziamento da educação básica no território — intensificado desde a descontinuidade do Ensino Médio em 2005 e dos Anos Finais do Ensino Fundamental em 2017 — como elemento central do êxodo juvenil. Ao invés de uma visão romântica ou determinista sobre a vida no campo, o estudo propõe compreender o potencial de permanência com qualidade, desde que sejam garantidos os direitos sociais básicos e uma educação que valorize as vivências, culturas e possibilidades locais. Com isso, defende-se a criação de um Polo Educacional Rural Integrado como alternativa para reverter os processos de marginalização e fortalecer o campo como espaço legítimo de vida e de futuro. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 216 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cuiabá | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO DO CAMPO E PERMANÊNCIA COM DIGNIDADE: A EXPERIÊNCIA DA EMEB DO CAMPO PROFª HILDA CAETANO NO DISTRITO DO SUCURI – CUIABÁ-MT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pedagogia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História da Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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