EDUCAÇÃO DO CAMPO E PERMANÊNCIA COM DIGNIDADE: A EXPERIÊNCIA DA EMEB DO CAMPO PROFª HILDA CAETANO NO DISTRITO DO SUCURI – CUIABÁ-MT

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Autor(es): dc.contributorEscola Municipal de Educação Básica do Campo Prof. Hilda Caetano de Oliveira Leitept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLena, Ângelo Valentim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-01T03:46:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-01T03:46:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-30-
identificador: dc.identifier.otheranalisa a realidade socioeducacional vivida pelas crianças e jovens do Distrito do Sucuri, zona rural de Cuiabá/MT, tendo como foco a atuação da EMEB do Campo Profª Hilda Caetano de Oliveira Leite. A partir de dados extraídos do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da unidade, bem como da observação prática da gestão escolar, problematiza-se o esvaziamento da educação básica no território — intensificado desde a descontinuidade do Ensino Médio em 2005 e dos Anos Finais do Ensino Fundamental em 2017 — como elemento central do êxodo juvenil. Ao invés de uma visão romântica ou determinista sobre a vida no campo, o estudo propõe compreender o potencial de permanência com qualidade, desde que sejam garantidos os direitos sociais básicos e uma educação que valorize as vivências, culturas e possibilidades locais. Com isso, defende-se a criação de um Polo Educacional Rural Integrado como alternativa para reverter os processos de marginalização e fortalecer o campo como espaço legítimo de vida e de futuro.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000630-
Resumo: dc.description.abstractAnálise da realidade socioeducacional vivida pelas crianças e jovens do Distrito do Sucuri, zona rural de Cuiabá/MT, tendo como foco a atuação da EMEB do Campo Profª Hilda Caetano de Oliveira Leite. A partir de dados extraídos do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da unidade, bem como da observação prática da gestão escolar, problematiza-se o esvaziamento da educação básica no território — intensificado desde a descontinuidade do Ensino Médio em 2005 e dos Anos Finais do Ensino Fundamental em 2017 — como elemento central do êxodo juvenil. Ao invés de uma visão romântica ou determinista sobre a vida no campo, o estudo propõe compreender o potencial de permanência com qualidade, desde que sejam garantidos os direitos sociais básicos e uma educação que valorize as vivências, culturas e possibilidades locais. Com isso, defende-se a criação de um Polo Educacional Rural Integrado como alternativa para reverter os processos de marginalização e fortalecer o campo como espaço legítimo de vida e de futuro.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent216 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCuiabápt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSecretaria Municipal de Educação de Cuiabápt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO DO CAMPO E PERMANÊNCIA COM DIGNIDADE: A EXPERIÊNCIA DA EMEB DO CAMPO PROFª HILDA CAETANO NO DISTRITO DO SUCURI – CUIABÁ-MTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePedagogiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistória da Educaçãopt_BR
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