A Depressão nas Matrículas da Educação Infantil em 2022: Rebatimentos no Planejamento Educacional de Cuiabá-MT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSecretaria Municipal de Educação de Cuiabápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLena, Ângelo Valentim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-01T03:32:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-01T03:32:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-30-
identificador: dc.identifier.otherA Depressão nas Matrículas da Educação Infantil em 2022: Rebatimentos no Planejamento Educacional de Cuiabá-MTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000628-
Resumo: dc.description.abstractO artigo “A Depressão nas Matrículas da Educação Infantil em 2022: Rebatimentos no Planejamento Educacional de Cuiabá-MT”, de autoria de Ângelo Valentim Lena, analisa uma queda significativa nas matrículas das crianças de 4 e 5 anos na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá no ano de 2022. A investigação considera fatores demográficos, sanitários e sociais que influenciaram diretamente o fenômeno, como a redução da natalidade em 2017, os impactos das epidemias de Zika e Chikungunya, além das mudanças no comportamento reprodutivo das famílias urbanas. Com base em dados do Censo Escolar (INEP), SINASC/DATASUS, IBGE e estudos da Fundação Lemann, o estudo evidencia a importância do monitoramento por coorte e da articulação intersetorial para o planejamento educacional de qualidade. A análise contribui com subsídios técnicos para gestores públicos e educadores que atuam com o microplanejamento da oferta escolar, reforçando a necessidade de políticas baseadas em evidências no contexto da Educação Infantil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent216 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatrícula escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCuiabápt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSecretaria Municipal de Educação de Cuiabápt_BR
Título: dc.titleA Depressão nas Matrículas da Educação Infantil em 2022: Rebatimentos no Planejamento Educacional de Cuiabá-MTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePedagogiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistória da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons