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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lena, Ângelo Valentim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-01T03:32:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-01T03:32:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | A Depressão nas Matrículas da Educação Infantil em 2022: Rebatimentos no Planejamento Educacional de Cuiabá-MT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000628 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O artigo “A Depressão nas Matrículas da Educação Infantil em 2022: Rebatimentos no Planejamento Educacional de Cuiabá-MT”, de autoria de Ângelo Valentim Lena, analisa uma queda significativa nas matrículas das crianças de 4 e 5 anos na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá no ano de 2022. A investigação considera fatores demográficos, sanitários e sociais que influenciaram diretamente o fenômeno, como a redução da natalidade em 2017, os impactos das epidemias de Zika e Chikungunya, além das mudanças no comportamento reprodutivo das famílias urbanas. Com base em dados do Censo Escolar (INEP), SINASC/DATASUS, IBGE e estudos da Fundação Lemann, o estudo evidencia a importância do monitoramento por coorte e da articulação intersetorial para o planejamento educacional de qualidade. A análise contribui com subsídios técnicos para gestores públicos e educadores que atuam com o microplanejamento da oferta escolar, reforçando a necessidade de políticas baseadas em evidências no contexto da Educação Infantil. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 216 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matrícula escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cuiabá | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá | pt_BR |
Título: dc.title | A Depressão nas Matrículas da Educação Infantil em 2022: Rebatimentos no Planejamento Educacional de Cuiabá-MT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pedagogia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História da Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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