TUDO QUE VOA, ENCANTA!

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, ELCIVAL CHAGAS DO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-01T19:15:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-01T19:15:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-01-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000621-
Resumo: dc.description.abstractA interação entre os avanços científicos e tecnológicos vem transformando o Mundo do Trabalho. No entanto, o ensino de Ciências ainda enfrenta desafios para articular a teoria e a prática nos ambientes de aprendizagem. A dissertação “Tudo que voa, encanta!” reflete os resultados da pesquisa sobre a formação de professores e estudantes que utilizou Drones como instrumento didático para a Alfabetização Científica e Tecnológica. Essa investigação surgiu a partir da inquietação do pesquisador em experimentar novos recursos didáticos para o ensino de Ciências na Educação Profissional e Tecnológica. Nesse contexto, a presente pesquisa propôs analisar as possibilidades de uso da Aeronave Remotamente Pilotada como instrumento didático para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino Médio Integrado. Especificamente, buscou-se: (i) identificar as contribuições dos Drones, em especial as Aeronaves Remotamente Pilotadas, para o ensino das Ciências no Ensino Médio Integrado na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica; (ii) aplicar a formação Drones, Dinâmica de Voo e o Mundo do Trabalho a estudantes e professores dos campi Catu, Guanambi e Uruçuca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, bem como de outras instituições de ensino médio integrado; (iii) analisar como os Drones favorecem a Aprendizagem Significativa e a Interdisciplinaridade Científica; e (iv) estruturar uma sequência didática com base na formação promovida. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando os métodos da pesquisa-ação e da Análise Textual Discursiva como bases para a coleta e interpretação dos dados. Os resultados indicaram que as Aeronaves Remotamente Pilotadas, enquanto instrumentos didáticos, potencializam a compreensão de conceitos científicos e tecnológicos, promovendo a Aprendizagem Significativa e a Alfabetização Científica e Tecnológica tanto de professores quanto de estudantes, por meio da Interdisciplinaridade Científica. Por fim, são apresentados os registros do processo de aprendizagem do pesquisador que ocorreram durante a investigação e, a partir da análise dessas aprendizagens, indica-se a necessidade de ampliar as pesquisas sobre a Transposição Didática e a Alfabetização Didático-Científica dos professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.11MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectDronespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Científica e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleTUDO QUE VOA, ENCANTA!pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons