
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Perrone, Carlos Vinicius | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-01T18:43:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-01T18:43:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000619 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | PERRONE, Carlos Vinicius da Silva. Mapas mentais como recurso de apoio a aprendizagem de geometria plana no pós-pandemia. 2023. 73f Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023. A presente dissertação organizada em formato multipaper analisa as contribuições do uso de modelos mentais para aprendizagem significativa aos alunos do 1° ano do Ensino Médio em um contexto pós-pandemia. A aplicação dos mapas foi realizada a partir do momento em que todo o conteúdo pretendido no planejamento sobre determinado assunto foi aplicado, sendo utilizado assim para realizar uma relação entre tópicos que foram necessários para um entendimento mais amplo. Foi adotada uma metodologia de pesquisa bibliográfica por meio da Revisão Sistemática (Mendes, 2020), em que se constatou a popularização dos mapas conceituais perante os mapas mentais devido às características que dificultam sua utilização nesta área do conhecimento; a predominância de pesquisas qualitativas e mapas mentais sendo adotados para a avaliação do conhecimento. O trabalho adota a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (1978) que foi suporte para a proposição, aplicação e validação de um Guia de Atividades com o intuito de abordar objetos do conhecimento como triângulos e semelhança por meio de mapas mentais para a abordagem da trigonometria no 1° ano do Ensino Médio. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 256KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Mapas mentais. Aprendizagem significativa. Educação Matemática. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Mapas mentais | pt_BR |
| Título: dc.title | MAPAS MENTAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA NO PÓS-PANDEMIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MATEMÁTICA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MATEMÁTICA | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional.pdf | 255.2 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000619/2/Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons