MAPAS MENTAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA NO PÓS-PANDEMIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPerrone, Carlos Vinicius-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-01T18:43:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-01T18:43:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-05-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000619-
Resumo: dc.description.abstractPERRONE, Carlos Vinicius da Silva. Mapas mentais como recurso de apoio a aprendizagem de geometria plana no pós-pandemia. 2023. 73f Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023. A presente dissertação organizada em formato multipaper analisa as contribuições do uso de modelos mentais para aprendizagem significativa aos alunos do 1° ano do Ensino Médio em um contexto pós-pandemia. A aplicação dos mapas foi realizada a partir do momento em que todo o conteúdo pretendido no planejamento sobre determinado assunto foi aplicado, sendo utilizado assim para realizar uma relação entre tópicos que foram necessários para um entendimento mais amplo. Foi adotada uma metodologia de pesquisa bibliográfica por meio da Revisão Sistemática (Mendes, 2020), em que se constatou a popularização dos mapas conceituais perante os mapas mentais devido às características que dificultam sua utilização nesta área do conhecimento; a predominância de pesquisas qualitativas e mapas mentais sendo adotados para a avaliação do conhecimento. O trabalho adota a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (1978) que foi suporte para a proposição, aplicação e validação de um Guia de Atividades com o intuito de abordar objetos do conhecimento como triângulos e semelhança por meio de mapas mentais para a abordagem da trigonometria no 1° ano do Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent256KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMapas mentais. Aprendizagem significativa. Educação Matemática.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMapas mentaispt_BR
Título: dc.titleMAPAS MENTAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA NO PÓS-PANDEMIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMATEMÁTICApt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons