
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Piauí (Uespi) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, MILTON GOMES DA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sousa Neto, Marcelo de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-01T00:45:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-01T00:45:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação Completa Milton Versão Repositório Uespi.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000616 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O trabalho em pauta aborda o ensino de história na escola pública e tem como produto uma história em quadrinhos como ferramenta antirracista. A pesquisa é direcionada às escolas públicas de ensino médio e adota um recorte temporal que vai do ano de 2003, com a publicação da lei n° 10.639/03, até o ano de 2023, com a edição da lei 14.759/23. O objetivo geral é promover a educação antirracista através de uma história em quadrinhos e tem como problemática principal a contribuição do ensino de história para combater o racismo. Foram trabalhados conceitos de “raça” e “racismo”, analisados os antecedentes da luta antirracista no Brasil e o advento das leis de ensino antirracistas e abordada a questão das escolas como local de enfrentamento ao racismo. Abordou-se também a prática pedagógica denominada “Pretagogia”. Em seguida, partiu-se para o produto do trabalho: uma história em quadrinhos antirracista denominada “A HISTÓRIA DE ZURI”. Esta HQ é um história fictícia, e foi escrita por este autor, baseado nas suas experiências durante os anos como professor. A pesquisa é essencialmente qualitativa, possuindo também elementos quantitativos e, quanto aos procedimentos, tem caráter bibliográfica e documental. O trabalho encontra-se fundamentado, no que diz respeito às ideias sobre “racismo”, em Frantz Fanon (2020), Sílvio Almeida (2019), Carla Akotirene (2019), Lélia González (2020), Djamila Ribeiro (2019) e Beatriz Nascimento (2021). No que se refere aos antecedentes da luta antiracista, está orientado basicamente por Clóvis Moura (1981), Albuquerque e Fraga Filho (2006) e Gomes (2011). Sobre a ideia da Pretagogia, esta pesquisa fundamenta-se em Sandra Petit (2015). Destacou-se ainda as contribuições de Will Eisner (1985), Scott MacCloud (1995), Marcelo Marat (2023) e Valdomiro Vergueiro (2003) em pesquisas relacionadas às HQs. Os resultados obtidos indicam que é possível uma educação antirracista, no entanto, embora já ocorram em várias escolas, faltam recursos e organização na implementação dessa política. Constatou-se também que a implementação de uma HQ antirracista na escola pública teria um grande potencial na luta contra o racismo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 8,1 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | escola pública | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | história em quadrinhos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | antirracismo. | pt_BR |
| Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA PÚBLICA: a proposição do quadrinho “A história de Zuri” como ferramenta antirracista | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado de Ensino de História (Profhistória) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Completa Milton Versão Repositório Uespi.pdf | 7.88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000616/2/Dissertação Completa Milton Versão Repositório Uespi.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons