
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Piauí (Uespi) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, GOLBERY GREGÓRIO DA SILVA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Marinho, Joseanne Zingleara Soares | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-07-01T00:39:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-07-01T00:39:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertao-Golbery-versão-RepositórioUespi.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000615 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Nesta dissertação, é realizada uma análise e também apresentada uma proposta de intervenção educativa para o ensino de História, com foco nas questões de gênero e representatividade feminina na cidade piauiense de Buriti dos Lopes, através do recorte temporal de 1978 a 2024. O objetivo é capacitar professores e professoras da rede municipal de ensino a incorporar a história das mulheres e as questões de gênero em suas práticas pedagógicas, através de uma oficina para a formação docente. Esta estratégia foi escolhida como metodologia por permitir a construção do conhecimento, em que a reflexão e a prática se desenvolvem coletivamente, proporcionando para os professores as ferramentas de abordagem das questões de gênero de maneira crítica e reflexiva em suas aulas. As intervenções propostas neste trabalho abordam a história das mulheres no contexto local, com o intuito de capacitar os professores a reconhecer e valorizar as contribuições femininas na história de Buriti dos Lopes. A pesquisa baseou-se em pressupostos teóricos e metodológicos, utilizando uma abordagem bibliográfica, documental e de campo, de forma qualitativa. Utilizamos nessa pesquisa como referência autores como Del Priore (2004), Crenshaw (1989), Butler (1990), Leal (2015) e Lima (2019). A escolha da abordagem visa proporcionar um espaço colaborativo, onde os educadores podem desenvolver estratégias para incorporar as questões de gênero, promovendo um currículo mais inclusivo e contribuindo para uma educação pública mais equitativa e consciente das dinâmicas de poder que moldam a sociedade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,7 mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História das mulheres | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Buriti dos Lopes-PI | pt_BR |
| Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA E A REPRESENTATIVIDADE DAS MULHERES EM BURITI DOS LOPES-PI ENTRE 1978 A 2024: UMA OFICINA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM GÊNERO E HISTÓRIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de História (Profhistória) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertao-Golbery-versão-RepositórioUespi.pdf | 4.63 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000615/2/Dissertao-Golbery-versão-RepositórioUespi.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons