O ENSINO DE HISTÓRIA E A REPRESENTATIVIDADE DAS MULHERES EM BURITI DOS LOPES-PI ENTRE 1978 A 2024: UMA OFICINA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM GÊNERO E HISTÓRIA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauí (Uespi)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, GOLBERY GREGÓRIO DA SILVA-
Autor(es): dc.contributor.authorMarinho, Joseanne Zingleara Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-01T00:39:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-01T00:39:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-12-
identificador: dc.identifier.otherDissertao-Golbery-versão-RepositórioUespi.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000615-
Resumo: dc.description.abstractNesta dissertação, é realizada uma análise e também apresentada uma proposta de intervenção educativa para o ensino de História, com foco nas questões de gênero e representatividade feminina na cidade piauiense de Buriti dos Lopes, através do recorte temporal de 1978 a 2024. O objetivo é capacitar professores e professoras da rede municipal de ensino a incorporar a história das mulheres e as questões de gênero em suas práticas pedagógicas, através de uma oficina para a formação docente. Esta estratégia foi escolhida como metodologia por permitir a construção do conhecimento, em que a reflexão e a prática se desenvolvem coletivamente, proporcionando para os professores as ferramentas de abordagem das questões de gênero de maneira crítica e reflexiva em suas aulas. As intervenções propostas neste trabalho abordam a história das mulheres no contexto local, com o intuito de capacitar os professores a reconhecer e valorizar as contribuições femininas na história de Buriti dos Lopes. A pesquisa baseou-se em pressupostos teóricos e metodológicos, utilizando uma abordagem bibliográfica, documental e de campo, de forma qualitativa. Utilizamos nessa pesquisa como referência autores como Del Priore (2004), Crenshaw (1989), Butler (1990), Leal (2015) e Lima (2019). A escolha da abordagem visa proporcionar um espaço colaborativo, onde os educadores podem desenvolver estratégias para incorporar as questões de gênero, promovendo um currículo mais inclusivo e contribuindo para uma educação pública mais equitativa e consciente das dinâmicas de poder que moldam a sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,7 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória das mulherespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectBuriti dos Lopes-PIpt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA E A REPRESENTATIVIDADE DAS MULHERES EM BURITI DOS LOPES-PI ENTRE 1978 A 2024: UMA OFICINA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM GÊNERO E HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de História (Profhistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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