"UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA”: REPRESENTAÇÕES E ENSINO DE HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASIL, SOB A ÓTICA AUDIOVISUAL/CINEMATOGRÁFICA DE SUA PARTICIPAÇÃO NA BALAIADA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauí (Uespi)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFEITOSA, BERNARDO BORGES-
Autor(es): dc.contributor.authorFontineles Filho, Pedro Pio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-07-01T00:33:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-07-01T00:33:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-04-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Bernardo.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000614-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo principal do trabalho é analisar a presença das mulheres na História do Brasil, especialmente durante a Balaiada, a partir da perspectiva audiovisual/cinematográfica apresentada no filme “Uma História de Amor e Fúria”, direção e roteiro: Luiz Bolognesi, dublagem: Selton Mello, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro, sendo o gênero animação e lançamento no ano de 2013. Destaca-se a produção de um guia educacional desenvolvido para oferecer uma abordagem completa e enriquecedora sobre o papel das mulheres na História do Brasil, utilizando como base o filme "Uma História de Amor e Fúria", sendo destinado a educadores, discentes de escolas e instituições de ensino superior, e indivíduos engajados em aprendizagem autodirigida, o guia proporciona uma jornada interativa e aprofundada, explorando diversas contribuições das mulheres para a construção da identidade nacional brasileira, suscitando inúmeras reflexões, debates e educação de gênero. A Balaiada foi uma revolta popular ocorrida entre 1838 e 1841, nas províncias do Maranhão, Piauí e Ceará, durante o Brasil Império. Este evento histórico foi marcado pela luta por direitos fundamentais e a resistência contra medidas arbitrárias como o recrutamento obrigatório. A participação das mulheres, embora significativa, foi frequentemente negligenciada e invisibilizada na historiografia tradicional. O cinema, como ferramenta de construção da memória coletiva, pode reavaliar, historicizar e destacar essas contribuições femininas. O filme "Uma História de Amor e Fúria" oferece uma oportunidade de explorar essas narrativas marginalizadas e seu impacto na formação da memória coletiva. A pesquisa utilizou métodos de análise fílmica, examinando tanto o conteúdo narrativo quanto os aspectos visuais e simbólicos do filme. Foram analisadas cenas específicas que destacam a participação das mulheres na Balaiada, com diálogos e personagens que representam essas figuras históricas. Em termos acadêmicos, faz-se importante ressaltar que o estudo realizado nesta pesquisa utilizou também como metodologia a revisão bibliográfica. Como arcabouço teórico-metodológico, o estudo foi conduzido por discussões que abordam História, Ensino de História, Cinema e Gênero, dialogando, principalmente, com Sousa Abrantes (2022), Perrot (2004), Scott (1994), Napolitano (2005), Reis (2000), Bittencourt (2007), Citelli (2000), Ferro (2010), Mocellin (2002), Rosenstone (2010), Rüsen (2001), Viglus (2008), Cardoso (2008), Monteverde (1986), Fonseca (2008), Nora (1993), Lauretis (1994), Monteiro (2003), Louro (1997), Chartier (2002), Oliveira (2021), Pinsky (2013), Quadros (2004), Balestero (2015), Beauvoir (2017), Stearns (2015) e Priore (2004). Os principais resultados mostram que o filme "Uma História de Amor e Fúria" contribui significativamente para a construção da memória coletiva sobre a importância das mulheres na Balaiada, a destacar no referido filme a personagem Janaína. O filme destaca as lutas, resistências e contribuições das mulheres, reavaliando a narrativa histórica tradicional e oferecendo uma visão mais inclusiva e justa. A análise também revelou que o uso de recursos audiovisuais torna essas narrativas mais acessíveis e envolventes, especialmente no contexto educacional, sublinhando o ensino de História. As principais conclusões indicam que o cinema, ao destacar as ações e influências das mulheres em eventos históricos como a Balaiada, não apenas educa o público sobre fatos históricos, mas também norteia a compreensão coletiva sobre a importância destas na História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBalaiadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações Femininaspt_BR
Título: dc.title"UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA”: REPRESENTAÇÕES E ENSINO DE HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASIL, SOB A ÓTICA AUDIOVISUAL/CINEMATOGRÁFICA DE SUA PARTICIPAÇÃO NA BALAIADApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado de Ensino de História (Profhistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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